Este cão-robô conseguiu puxar um avião de 3 toneladas

Bruno Coelho
Comentar

Desenvolvido pelo Instituto Italiano de tecnologia (IIT), um cão robô conseguiu puxar um avião Piaggio P180 Avanti de 3 toneladas com sucesso durante 10 metros. A proeza aconteceu no aeroporto italiano de Génova, e foi captada em vídeo.

HyQReal é nome deste robô quadrúpede. Com um estilo que faz lembrar o robô do episódio Metalhead da série Black Mirror, realizou a proeza na semana passada. Este é um robô criado para ajudar em situações de emergência, como missões de salvamento ou intervenções em sítios menos acessíveis.

O cão robô com pouco mais de 1m e 20cm de comprimento pode ser visto neste vídeo a puxar um avião de passageiros com mais de 14 metros. O grande objetivo, segundo o líder do projeto, foi “mostrar a força do robô”.

O HyQReal está a ser desevolvido desde 2007

Segundo Claudio Semini, o IIT queria “tentar algo que nunca tinha sido feito”, e assim aconteceu. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2007, e a natureza é a grande inspiração para o projeto.

Have a look! The new quadruped robot #HyQReal tested by pulling 3 tons airplane. Realized by Dynamic Legged Systems Lab @IITalk @Moog_Industrial @GenovAeroporto @PiaggioOfficial. #ICRA2019 #robot #robotics #technology #TechnologyNews #Engineering #futuretech #HighTech pic.twitter.com/QrF1JnlUWZ

— IIT (@IITalk) 23 de maio de 2019

As mentes envolvidas na conceção do HyQReal trabalham há 12 anos em várias versões deste robô. Para chegar a este design, foram estudados animais como cabras e cavalos, que conseguem locomover-se em quase todo o tipo de piso.

O IIT continua a ter a ambição de criar robôs que ajudarão humanos a chegar onde não conseguem. Estes serão o tipo de robôs que poderão ajudar em desastres naturais, e potenciais estruturas pouco seguras para humanos pisarem.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.