Os smartwatches estão a tornar-se cada vez mais populares entre os utilizadores e, não são raras as vezes, que olhamos para o pulso de alguém e lá está o equipamento.
São muitas as opções disponíveis no mercado, mas neste artigo mostramos-te as que contam com uma reputação sólida e com uma quota de mercado que reflete a confiança dos consumidores.
1. Apple
Em 2015, a Apple lançou o seu primeiro smartwatch e, desde então, é das marcas que mais dispositivos vende a nível global. Nestes anos, aumentou há a sua família de wearables com um modelo Ultra que se caracteriza pela sua construção robusta e atributos de topo.
A marca foca-se em equipar os seus smartwatches com vários recursos de saúde e de segurança e, por essa razão, o seu smartwatch conta com um currículo repleto de salvamentos.
Este ano, a empresa de Tim Cook pode concretizar um sonho já antigo e conseguir integrar no seu próximo smartwatch – Series 11 – o tão desejado recurso para medição da glicose no sangue. Para já, o que está disponível no mercado é o Apple Watch Series 10 que o 4gnews já teve oportunidade de testar.
2. Samsung
Outra marca com uma posição sólida no mercado é a Samsung com a sua família Galaxy Watch. Aliás, a gigante sul-coreana está tão confiante na tecnologia wearable que lançou já também o seu primeiro anel inteligente.
Mas regressemos aos smartwatches da marca que conta com as séries Galaxy Watch e Galaxy Watch Ultra. Ambas fornecem uma integração perfeita com o ecossistema da marca e também com o universo Google, graças ao sistema operativo WearOS.
À semelhança do que acontece com os restantes equipamentos do mercado, a Samsung equipa os seus smartwatches com uma mão cheia de recursos direcionados para a saúde, como monitorização do batimento cardíaco, da oxigenação, qualidade do sono, entre outros.
Os equipamentos estão também repletos de funcionalidades para a prática de atividade física, com muito modos disponíveis e até com a possibilidade de criar planos de desporto personalizados.
3. Huawei
Depois de ser alvo de algumas sanções comerciais, a Huawei redirecionou os seus esforços para a sua linha de wearables e, desde então, tem lançado vários modelos que levaram a marca a ter uma posição bastante sólida no mercado global.
No último ano, a Huawei lançou o modelo mais acessível Watch Fit 3 assim como o modelo mais avançado Watch GT5 Pro, mas anteriormente também conseguiu inovar o mercado com o seu Watch Buds que conjuga num só dispositivo um smartwatch e auriculares.
A Huawei tem ainda uma vantagem: os seus smartwatches são compatíveis com o universo Android e iOS, além do ecossistema próprio Harmony.
4. Xiaomi
Fiel à sua própria estratégia a Xiaomi consegue posicionar-se tanto num segmento de smartwatches mais acessíveis através da sua submarca Redmi, como também dispõe de oferta, em nome próprio, no patamar premium.
Os smartwatches da marca chinesa estão a ganhar popularidade, graças à ampla variedade de recursos para o desporto assim como para a saúde.
Acrescente-se ainda que a Xiaomi conta também com smartwatches que correm WearOS e que, por isso, dão acesso rápido e fácil ao universo Google. Um bom exemplo é o Xiaomi Watch 2 Pro que o 4gnews já testou.