Estados Unidos lançam investigação anti-monopólio sobre Google, Facebook e outras empresas de tecnologia

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o New York Times, o departamento de justiça americano está a fazer uma mega investigação sobre a Google, Amazon, Facebook e outras empresas de tecnologia. A investigação tem como objetivo descobrir se as empresas praticam táticas anti-concorrência.

Há muito que as empresas mencionadas tem vindo a ser acusadas de construir monopólios em vários mercados. A Google e Apple, por exemplo, mantém um monopólio em serviços como loja de aplicações e sistemas operativos móveis.

O Facebook monopolizou as redes sociais de uma forma nunca antes vista. Além disso, a empresa é proprietária do Instagram e do WhatsApp. Todas estas empresas são assim acusadas de criar um mercado 'sufocado' onde não existe lugar a concorrência, exceto entre as empresas já estabelecidas.

Google e Facebook já foram multados pelo Departamento de Comércio

O Departamento de Comércio americano multou o Facebook em peso. A empresa terá de pagar 5 mil milhões de dólares pelos vários casos de fuga de dados de utilizadores. Ainda dentro do Facebook, reguladores não estão contentes com a criação da criptomoeda Libra.

A Libra pode ser útil em mercados emergentes onde o acesso a bancos é restrito. No entanto, os regulares americanos argumentam que é simplesmente uma forma de centralizar as criptomoedas, criando um sistema financeiro semelhante ao já existente.

Em relação à Google, a empresa de Mountain View pagou recentemente 11,6 milhões de dólares após uma acção judicial coletiva. Esta envolve o Street View e a recolha não autorizada de dados privados além das fotografias de rua.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google paga 11,6 milhões por recolha de dados indevidos no Street View
  • Microsoft prepara surpresas para os dois ecrãs do novo Surface Tablet
  • Twitter simplifica pesquisa na rede social ao remover filtro controverso
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.