microsoft Lumia 550 4gn 1

Antes de me encheres com comentários que sou fanboy deste ou daquele, perde um pouco de tempo a ver os nossos artigos ou mesmo os meus, dá um salto nas nossas LiveCast semanais e verás que é exactamente o contrário.

Sou um apologista de novas tecnologias, sejam elas quais forem. Adoro ver novos Sistemas Operativos a tentarem vingar no mercado! Quanto mais competição existir, melhor serviço teremos, é um facto.

   

Mas está na hora de admitir, o WindowsPhone ou Windows Mobile está a morrer. Depois de ter visto as estatísticas de venda da IDC, questiono-me até que ponto é que a Microsoft faz bem em continuar a investir neste SO.

microsoft Lumia 550 4gn 4

Android e iOS são obviamente os maiores Sistemas Operativos e até à data ainda não temos nada que os consiga olhar de frente, mesmo o WindowsPhone.

Depois de testar o Windows10 no Lumia 550, senti que a Microsoft se apressou a mandar o produto para o mercado e tanto eu, como outros reviewers, reparámos que mais parecia um SO Beta do que um pleno funcional para utilizadores básicos.

Microsoft-Lumia-950-XL-ScreenO problema das aplicações continua a existir e mesmo depois do Windows10 a situação não se mostrou reveladora, os developers continuam a não querer gastar o seu tempo a desenvolver uma aplicação para o Sistema Operativo e a própria app do Facebook tem de ser desenvolvida pela Microsoft, só isto chega para demonstrar a falta de interesse dos grandes do mercado.

A IDC lançou estatísticas de vendas e comparando estas estatísticas aos da Microsoft e Lumia, tiramos conclusões simples e rápidas. “A Microsoft está longe de ser uma pedra no sapato”.

Lumia vendas

A Microsoft e Nokia (WindowsPhone/mobile) venderam cerca de 110Milhões de smartphones, enquanto isso, iOS e Android chegaram aos 4.5 Mil Milhões. No último trimestre foram vendidos 400 Milhões de smartphones e isto significa que apenas 1.1% foram WindowsPhone.

Penso que o Lumia 950, 950 XL e Lumia 550 foram as cartas mal dadas pela Microsoft. Embora sejam bons terminais, ter um equipamento flagship com aquela construção em 2016 não é certamente uma boa aposta. Temos de ver ainda, com quem é que estão a competir diretamente. Se pusermos um Lumia 950 ao lado de um S6 edge, precisas mesmo de amar o SO para escolher o Lumia.

Por muito que Windows 10 seja uma boa evolução, não me parece que seja a suficiente para conseguir sobreviver neste mercado.

chuwi hi12 2

Mas atenção… Se digo que para smartphones não me parece que seja a plataforma para usar como daily driver, acredito que seja o SO perfeito, repito PERFEITO, para um tablet.

Rumores alimentam a ideia de um SurfacePhone em breve e se isto se revelar verdade, espero que a Microsoft lhe mude muita coisa e não apenas o nome.

Talvez queiras ver: