Esta inteligência artificial da Nvidia faz "face swap" com animais!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Nvidia possui uma ferramenta de inteligência artificial chamada GANimal, que permite aos utilizadores colocar uma foto de um animal qualquer (preferencialmente de estimação) e gerar fotos do mesmo mas em outras espécies. Por exempo, podes colocar uma foto do teu cão e ver como é que ele seria em gato. Vê o vídeo.

Como podes ver, a inteligência artificial pega nas características mais salientes do focinho do animal e reproduz nas outras espécies. É bastante caricato ver como um certo animal seria em urso, gato, hiena ou mesmo outras espécies caninas. Os resultados estão longe de ser perfeitos mas em certos exemplos resultam.

É possível repetir o efeito ad nauseam e continuar a ver mais animais. No entanto, os efeitos acabam por se repetir. O projecto está disponível na plataforma GitHub sob o nome FUNIT. Caso tenhas interesses em experimentar, faz o download da ferramenta no site.

FUNIT no GitHub

Como funciona a ferramenta GANimal

GANimal foi criada através das GAN (Generative Adversarial Network ou redes adversárias generativas), uma técnica para treinar inteligências artificiais. Essencialmente, as GAN são redes neurais que "competem" uma com a outra pelo melhor resultado.

Assim sendo, quando o FUNIT recebe uma imagem, consegue interpretar as expressões "faciais" e recria-las no focinho de outras espécies de animais. Embora atualmente as suas aplicações sejam apenas para recriação, a GANimal representa mais um avanço no desenvolvimento das inteligências artificiais.

Escusado será dizer que em relação a faces humanas, esta tecnologia já é bastante abundante. Desde os filtros de Instagram e Snapchat que trocam as caras até às controversas Deepfakes, a inteligência artificial já provou ser capaz de fazer muito no campo das faces.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nvidia Shield TV Pro e Shield TV anunciadas oficialmente. Conhece as novas boxes Android
  • Death Stranding é anunciado oficialmente para PC
  • iPhone 12 poderá contar com um ecrã 'inteligente' de até 120Hz
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.