Europa moon (1)

A exploração espacial já não é algo novo. Na passada semana vimos os Astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS) instalarem um novo estacionamento para as futuras naves que Espaciais atracarem sem o erro humano.

A ideia de criar robôs autónomos é essencial para a exploração espacial. O Rover que neste momento anda na superfície de Marte vai fazendo as suas tarefas autonomamente simplesmente ditado o que se passa para a Terra.

   

Não percas: Vê em direto astronautas instalarem novas funcionalidades fora da Estação Espacial

Como o tempo de resposta é mais longo devido ao atraso de informação e ao tempo que toma a viajar para nos chegar, faz de do Ser Humano incapaz de fazer algo bem feito com as suas mãos.

Este novo submarino que está a ser desenvolvido é também autónomo e tenciona explorar os oceanos subterrâneos da lua de Jupiter “Europa”.

Visão esperada da lua Europa
Visão esperada da lua Europa

Muitos acreditam que debaixo daquele gelo possa tar a resposta para vida alien ou mesmo a resposta à nossa evolução.

Se Marte é um ponto importante e que será explorado em breve, Europa é tão ou mais importante, visto que água não falta em abundância e onde há água, à vida.

Este submarino para além da viagem de 628.3 milhões de kilómetros terá de aterrar na superfície da Europa de forma segura e cavar um buraco que poderá ter até 15km de profundidade.

Depois disso cria a sua própria dock, dando a possibilidade do veículo explorar no fundo do oceano e voltar mais tarde para reportar tudo aquilo que foi visualizado.

É uma missão que exigirá milhares de milhões de euros e com um elevado número de probabilidades de falha mas que mais tarde ou mais cedo teremos de fazer!

Entretanto fica com os vídeos dos protótipos já criados em escala mais pequena.

Talvez queiras ver:

ViaIflScience
FonteSpace Chronology

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho.
Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.