Está a ser desenvolvido submarino autónomo para explorar o mar da lua de Júpiter "Europa"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A exploração espacial já não é algo novo. Na passada semana Vê em direto astronautas instalarem novas funcionalidades fora da Estação Espacial

Como o tempo de resposta é mais longo devido ao atraso de informação e ao tempo que toma a viajar para nos chegar, faz de do Ser Humano incapaz de fazer algo bem feito com as suas mãos.

Este novo submarino que está a ser desenvolvido é também autónomo e tenciona explorar os oceanos subterrâneos da lua de Jupiter "Europa".

Muitos acreditam que debaixo daquele gelo possa tar a resposta para vida alien ou mesmo a resposta à nossa evolução.

Se Marte é um ponto importante e que será explorado em breve, Europa é tão ou mais importante, visto que água não falta em abundância e onde há água, à vida.

Este submarino para além da viagem de 628.3 milhões de kilómetros terá de aterrar na superfície da Europa de forma segura e cavar um buraco que poderá ter até 15km de profundidade.

Depois disso cria a sua própria dock, dando a possibilidade do veículo explorar no fundo do oceano e voltar mais tarde para reportar tudo aquilo que foi visualizado.

É uma missão que exigirá milhares de milhões de euros e com um elevado número de probabilidades de falha mas que mais tarde ou mais cedo teremos de fazer!

Entretanto fica com os vídeos dos protótipos já criados em escala mais pequena.

Talvez queiras ver:

  • SpaceX já está a testar o motor que nos vai levar a Marte
  • Esquece as aulas de física: Jupiter não orbita à volta do Sol
  • Começam os testes na nave espacial Virgin Galactic que pretende levar turismo fora da terra
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.