Erro mostra como o Facebook classifica as tuas fotografias

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Durante a semana passada, o Facebook, Instagram e WhatsApp tiveram um erro onde não era possível carregar ou visualizar imagens. Em vez disso, um quadrado branco com informação sobre as imagens era mostrado, no caso do Facebook.

Essa informação permitiu perceber como o Facebook classifica as fotografias dos seus utilizadores. A inteligência artificial da plataforma classifica as imagens com etiquetas, provavelmente para organização interna. Uma utilizadora do Twitter publicou uma dessas imagens com etiquetas um bocado invulgares.

A descrição da imagem de acordo com o Facebook é: 5 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, 'hoes' dentro de casa. A palavra 'hoe' é um termo da gíria americana bastante insultuoso para as mulheres.

Isto faz parecer com que a inteligência artificial do Facebook não só classifique as fotografias mas também as julgue. Em outro exemplo, um utilizador publicou uma foto de um bebé à qual a rede social classificou como "Imagem pode conter: cão". O Facebook ainda está por responder a esta situação, tal como tantas outras semelhantes.

Seja como for, este é um exemplo de como o Facebook extrai dados de todo o conteúdo publicado no Facebook. Não é novidade nenhuma que o Facebook é das empresas que coleciona mais dados dos seus utilizadores. Contudo, classificar mulheres em fotografias como 'hoes' já se torna um bocado extremo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Trump não convidou Facebook nem Twitter para reunião de redes sociais
  • Apple utiliza cartaz publicitário para fazer troça da Google
  • Fundador da Huawei diz que Apple é um exemplo a seguir na privacidade do utilizador
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.