Elon Musk tem o desejo de privatizar a Tesla novamente

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 2 min.

Elon Musk detém cerca de 22% da Tesla, mas quer mais. Aliás, de acordo com uma decaração do próprio na sua conta do Twitter, o seu sonho atual era o de que a empresa se tornasse privada.

Como não poderia deixar de ser, o tweet acabou por se tornar viral e de se refletir no mercado bolsista relacionado à própria empresa. Afinal, o CEO da empresa afirmou que gostaria de privatizar a Tesla por 420$ por ação. No entanto, até que ponto é isso possível? E porque é que o quer fazer?

Vê ainda: Android Pie 9.0: Três funcionalidades interessantes mas pouco faladas

Em primeiro lugar, teoricamente, não será possível. Isto é, a nível burocrático, não é uma tarefa simples. De repente, uma só pessoa tomaria controlo (quase) total de uma empresa com essa dimensão.

E verdade seja dita, se a isso se alinhar o facto de, há poucos meses, ter havido uma reunião de modo a destituir Elon Musk do lugar que agora ocupa, então tudo já se pode ver que, efetivamente, não seria algo simples de acontecer.

Uma Tesla "só" de Elon Musk?!

Por outro lado, pelo valor mencionado anteriormente, seria necessário um investimento total de aproximadamente 50 mil milhões de dólares. Ou seja, um valor que Musk não tem, e tampouco conseguiria obter com tal facilidade. Logo, do ponto de vista burocrático e financeiro, esse sonho não passaria disso mesmo.

Em segundo lugar, o porquê de Elon Musk dizer que gostaria que a Tesla voltasse a ser uma empresa privada. Ora, aí entram todos os “senãos” que uma empresa pública enfrenta. Na verdade, são bem mais do que possa aparentar. A tomada de decisão será, para Elon Musk, o maior entrave que a gigante norte-americana enfrenta atualmente. Algo que não aconteceria caso fosse privada.

Todos sabem que as ideias de Musk são arriscadas. Mas até que ponto é que o retorno esperado compensa o risco enfrentado? Lá está, para muitos investidores, talvez nem tanto. Logo, tornam-se um entrave à progressão da Tesla, à visão de Musk. Seja como for, só o futuro dirá até que ponto é que tal desejo poderá mesmo tornar-se real.

Portanto, fica atento(a) às notícias aqui, em 4gnews.pt, para que não percas nenhum detalhe acerca deste e de outros temas falados em português.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android Pie 9.0 começará a chegar a estes Sony Xperia em setembro

Samsung volta a atacar a Apple desta vez com o Galaxy Note 9

Motorola Moto Z3 pode chegar com os Moto P30, P30 Play e P30 Note

Fonte

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.