Elon Musk: 15 curiosidades sobre o homem e CEO da Tesla

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 8 min.

Elon Musk é uma das personalidades mais notáveis da atualidade, o "Tony Stark da vida real". Da sua formação académica, às empresas e investimentos, estas são 15 curiosidades e factos sobre o homem forte da Tesla.

Fica a conhecer as suas paixões, os seus feitos, filhos e cônjuges. Musk guarda a sua vida privada com um zelo inabalável em claro contraste com o seu plano profissional e isso torna-o ainda mais enigmático e intrigante.

1. Elon Musk nasceu em África do Sul e tem três nacionalidades

Musk

Nasceu a 28 de junho de 1971 na África do Sul, atualmente com 48 anos (2019) e tem 3 nacionalidades. A juventude foi passada em Pretória até aos 17 anos quando se mudou para o Canadá. Em seguida, mudar-se-ia para os Estados Unidos da América.

2. É formado em Física e Economia, mas desistiu de seguir os estudos

A sua formação académica conta com um curso de Física (College of Arts and Sciences) e de Economia (Wharton School).

Musk inscreveu-se numa pós-graduação em Física Aplicada e Ciências Materiais na Stanford University em 1995, mas desistiu dois dias depois, começando a sua fase de empreendedor.

3. Tem seis filhos e já se divorciou três vezes

(almost) 42 + feeling fine pic.twitter.com/LmujguSitU

— Justine. (@justinemusk) 23 de agosto de 2014

Elon Musk casou-se com Jennifer Justine Wilson / Musk em 2000, divorciando-se 8 anos depois, em 2008.

Fruto desta relação nasceriam 6 filhos, o primeiro dos quais, Nevada Alexander Musk, faleceria subitamente com 10 semanas. Os seguintes 5 filhos foram o resultado de fertilização in-vitro, nascendo em 2004 (gémeos) e 2006 (trigémeos).

Musk começou um relacionamento com a atriz Talulah Riley em 2008, casando-se com a mesma em 2010. Em janeiro de 2012 poriam fim à relação ao anunciar o divórcio (de curta duração).

Em julho de 2013 voltariam a casar, mas em dezembro de 2014 Musk voltaria a fazer um pedido de divórcio, posteriormente removido. A relação terminou definitivamente em 2016 e nesse mesmo ano Musk relacionou-se com a atriz Amber Heard.

O sexto filho de Elon Musk

Atualmente mantém um relacionamento com a artista Grimes, natural do Canadá, com a qual teve o seu sexto filho.

4. Serviu de inspiração para o Iron Man

Robert Downey Jr. baseou a personagem de Tony Stark (Iron Man) numa versão exagerada de Elon Musk. Prova disso é a breve presença breve de Musk no 2.º filme do Homem de Ferro 2, em 2010.

5. Após a venda do PayPal fez um "all-in"

Musk foi um dos co-fundadores do PayPal e viria a tornar-se membro da "Máfia do PayPal". O nome foi dado aos antigos membros da empresa que viriam a fundar alguns dos nomes mais conhecidos da internet como o YouTube, Linkedin, Yelp e a Palantir.

Após a venda do PayPal (2002) ao eBay, Musk recebeu 165 milhões de dólares e investiu todas as poupanças, cerca de 180 milhões de dólares. Aplicou 100 milhões na agência espacial SpaceX, 70 milhões na Tesla e 10 milhões de dólares na Solar City.

Musk, nessa altura, teve que pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar a renda.

6. Não quer morrer na Terra

Elon Musk professou o seu desejo de "morrer em Marte". Até lá, na próxima década quer colocar humanos na superfície do "planeta vermelho", intensificando o investimento na sua agência de exploração espacial, a SpaceX.

7. Admira e receia a Inteligência Artificial

Um dos maiores medos de Elon Musk é a Inteligência Artificial (IA). Algo que na sua opinião pode vir a comprometer o nosso futuro, sendo uma consequência direta do "mau" desenvolvimento da mesma e respetivas aplicações.

Ainda assim, Musk investiu numa empresa dedicada à IA e acredita que o futuro da humanidade passará pela criação de uma rede neural em que os humanos poderão ligar os seus cérebros à Internet.

8. Quer libertar a humanidade dos combustíveis fósseis

Entre as curiosidades de Elon Musk está o seu desejo de acabar com a dependência da humanidade pelos combustíveis fósseis. Para isso está a criar um dos maiores edifícios do mundo, a Gigafactory para produzir baterias elétricas.

Com cerca de 100 destas fábricas, o mundo inteiro podia utilizar apenas fontes renováveis.

9. Como passatempo trabalha num carro de James Bond

Musk, no seu tempo livre, está a tentar converter um Lotus Esprit S1 que figurou no filme "The Spy Who Loved Me" (1977) da saga James Bond num autêntico submarino.

10. Quer mudar o nosso lar

O magnata quer dotar o cidadão comum de independência energética. Para tal, a Solar City criou painéis solares em formato de telha e que podem cobrir uma casa.

A solução, conjugada com a Tesla Powerwall e os seus automóveis, torna possível depender só de fontes renováveis no lar.

11. Criou o primeiro jogo aos 12 anos e vendeu-o por 500 dólares

Tal como Bill Gates, o gosto pela programação a despertou cedo com Elon Musk a criar o seu 1.º jogo de computador com 12 anos num Commodore Vic-20.

O jogo chama-se Blastar e na altura foi vendido por 500 dólares e pode ainda ser jogado, numa versão Web.

12. Partilha vários hábitos com Bill Gates

Fear (and memes) get clicks

— Elon Musk (@elonmusk) 11 de junho de 2019

Com Bill Gates partilha também uma desconfiança saudável perante a imprensa, destacando a necessidade de investigação e confrontação de várias fontes, além de partilhar o gosto pelo conhecimento e filantropia.

13. Não tem uma posição política rígida

Musk já afirmou não ter uma posição clara no que à política diz respeito. Prova disso são as suas doações, tanto ao partido democrata como o republicano dos EUA.

Reconhece em cada partido os seus valores, nunca viu na política um entrave para o seu empreendedorismo.

14. Fundou a primeira empresa em 1995, a Zip2

Após ter desistido de dar continuidade aos seus estudos académicos, Musk fundou a Zip2 com o irmão, Kimbal e Greg Kouri.

O serviço prestado pela empresa consistia no fornecimento de mapas e diretórios para os jornais e publicações online. Venderia essa mesma empresa, em 1999, por 307 milhões de dólares.

15. Elon adora o Twitter

Am considering taking Tesla private at $420. Funding secured.

— Elon Musk (@elonmusk) 7 de agosto de 2018

Elon não resiste a partilhar os seus pensamentos em 280, ou menos carateres. As suas publicações já provocaram ondas de medo nos investidores, quase lhe custaram o cargo de CEO da Tesla, além de uma multa de 40 milhões de dólares.

Atualmente tem cerca de 30 mil seguidores nesta rede social e costuma partilhar várias atualizações sobre os seus projetos e empresas no seu perfil público.

As empresas de Musk além da Tesla e da SpaceX

Mais conhecido por dividir o tempo entre a Tesla e a SpaceX, Musk tem um papel ativo, seja enquanto investidor ou em cargos de direção de outras empresas. Entre estas temos a The Boring Company onde Elon também ocupa o cargo de CEO.

As deslocações urbanas, área de grande interesse para Musk, têm cativado vários investidores privados. Sempre com o objetivo de agilizar as nossas jornadas diárias, um dos conceitos mais promissores é o Hyperloop.

O sistema promete revolucionar os transportes com velocidades até então impensáveis. Apresenta-se como uma solução mais ecológica, com o consumo energético a ser muito reduzido e possivelmente alimentado por fontes renováveis.

Elon Musk ocupa ainda um lugar de direção na empresa SolarCity, responsável por soluções como as telhas fotovoltaicas, ou as baterias para a casa, a Powerwall.

Esta empresa, fundada em 2006, dedica-se ao desenvolvimento de soluções energéticas capazes de tirar proveito das fontes de energia renovável, colocando-a ao serviço e acesso dos cidadãos.

Citamos ainda a Musk Foundation, uma fundação criada em 2002 com o seu irmão, Kimbal. Os objetivos da mesma passam pelo fomento, desenvolvimento e divulgação da utilização de fontes renováveis de energia.

Musk é um grande investidor em 5 áreas

1. Elon tem um profundo interesse no projeto DeepMind da Google, onde se investigam e desenvolvem novos mecanismos de inteligência artificial. Musk reparte-se entre o entusiasmo e a preocupação com o potencial da IA, sendo um dos primeiros investidores, tal como no Project Vicarious.

2. Mais recentemente, em 2017, dedicou parte da sua atenção ao Neuralink. Musk já afirmou que seria CEO da empresa que quer ligar os seres humanos à Internet dentro dos próximos anos, criando uma rede neural mundial.

3. Em 2004 terá adquirido o controlo de 10% das ações da Surrey Satellite Technology, uma empresa que desenvolve satélites económicos de pequena escala. Uma área de interesse próprio e que o levou a tornar-se investidor.

4. Em 2015 tornou-se no principal investidor da NeuroVigil, empresa jovem que cria soluções de vigia e acompanhamento dos sinais cerebrais. As aplicações práticas tocam na saúde e na exploração espacial.

5. Sensivelmente em 2010, Musk tornar-se ia num dos primeiros investidores na Stripe, uma gigante dos pagamentos online e que, entre outras soluções, criou a estrutura do Apple Pay.

Elon Musk ocupa um cargo de honra no painel de seleção da XPRIZE. Entidade que entrega prémios e incentivos a projetos dedicados a áreas como a eficiência energética, independência das comunidades, saúde, educação e outros pontos.

Vê ainda a lista com os 10 carros elétricos mais vendidos em Portugal durante 2019.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.