A Dyson é amplamente conhecida e reconhecida pelos seus aspiradores verticais. E não é à toa que estes são considerados dos mais completos e poderosos deste segmento de mercado. A mais recente aposta da marca neste campo é o Gen5 Detect Absolute.
Ao longo das últimas semanas tive oportunidade de testar este aspirador vertical, que chega ao mercado português por 999,99 €. Mas será que vale o preço face aos antecessores? Fica para ler a análise ao mais recente aspirador topo de gama da marca fundada por James Dyson. Spoiler alert: é um aspirador vertical de sonho.
Principais características do Dyson Gen5 Detect Absolute
- Poder de sucção: 280 AW
- Autonomia: até 70 minutos
- Peso: 3,5 kg
- Reservatório: 0,77 l
O que encontras na caixa do Dyson Gen5 Detect Absolute
O unboxing de um aspirador Dyson é sempre uma boa descoberta, e este não é exceção. Ao abrirmos a caixa do Gen5 Detect Absolute encontramos tudo que é preciso para uma aspiração completa.
Sendo esta versão a Absolute, chega com todos os acessórios abaixo. Além do corpo do aspirador com a bateria removível, vem também o tubo principal do mesmo que agora tem um ‘segredo’ no interior (já lá vamos).
Encontramos o carregador e o suporte para acoplar o aspirador à parede, um adaptador 2 em 1 para limpar pó enquanto aspiras e as três escovas principais. A Digital Motorbar, que é especializada em carpetes ou pisos duros, a Mini Escova Motorizada dedicada para cabelos e pêlos de animais difíceis e a minha preferida: a Optic Fluffy, que tem um laser verde que nos permite ver a sujidade facilmente.
As principais melhorias do Dyson Gen5 Detect Absolute
Antes de falar de toda a qualidade deste aspirador, há que falar das principais melhorias face ao V15 Detect que testámos há alguns meses. E embora este mantenha boa parte do design e as funcionalidades do V15 Detect, recebeu atualizações cirúrgicas que aumentam a sua qualidade.
É um produto com um peso 10% superior, mas isso é por uma boa razão. A bateria é maior, e passou de uma autonomia que já era muito boa, de até 60 minutos, para uma autonomia que pode chegar aos 70 minutos de utilização.
Botão para ligar/desligar adicionado
Provavelmente o único defeito que encontrei no V15 Detect é que tínhamos de carregar no ‘gatilho' sem soltar para este funcionar. Algo que para alguns utilizadores até pode nem ser um problema, e que facilmente se resolvia com uma peça que se podia comprar à parte. Isso foi modificado no Gen5 Detect, que agora tem um botão para ligar ou desligar.
O ecrã continua a mostrar as partículas de sujidade que estamos a coletar, e através das cores conseguimos perceber as partículas de lixo que estamos a limpar. Se estiver azul, significa que a superfície que estamos a limpar ainda está suja, quando estiver branco está “normal” e quando ficar verde significa que está limpo e podemos avançar.
Outra melhoria muito bem-vinda está na minha adorada escova Optic Fluffy. Esta perde o botão para desligar o laser, eu usava sempre portanto a perda do botão não me faz diferença. O que melhora é que o laser está mais baixo, e por isso alcança uma área maior para que vejas melhor o lixo.
Tubo agora esconde escova de limpeza rápida
O ‘segredo’ que falei acima que está no tubo, é que agora inclui um acessório 2 em 1 que na anterior geração vinha separado. Estas é mais fina, e servem para chegar a sítios mais difíceis, aspirando e limpando o pó, se quiseres. E facilmente voltamos a colocar o tubo principal, numa solução muito inteligente por parte da marca.
A Dyson afirma que este é o seu aspirador sem fios mais poderoso de sempre e não é à toa. Passamos de um poder de sucção de 240 AW no V15 Detect para 280 AW neste Gen5 Detect. E com ferramentas aprimoradas, os bons resultados ficam à vista.
A minha opinião sobre o Dyson Gen5 Detect Absolute
Agora passando para a parte de opinião e experiência com este aspirador ao longo das últimas semanas, podemos dizer que este é um aspirador que soa a familiar. E mais importante que isso, sem perder o seu cunho, a Dyson soube ouvir os consumidores e basicamente corrigir os defeitos da anterior geração.
Isso nota-se imediatamente com inclusão de um botão de ligar e desligar, por cima do ecrã. O abandono do gatilho torna a experiência enriquecedora, para quem não quer estar a carregar no gatilho durante todo o funcionamento. É daquelas atualizações muito bem-vindas.
A operação permanece igual, transitando entre modos no botão inferior, ou então basta o usar o modo automático. Um toque mais longo nesse botão fornece acesso às definições, onde se podem alterar parâmetros como o idioma ou alertas.
Autonomia pode chegar aos 70 minutos
O modo automático fornece uma experiência ímpar, com o poder de sucção a variar consoante o nível de sujidade. Desta forma também acabar otimizar o nível de autonomia, que pode chegar aos 70 minutos.
É claro que podes variar entre os modos Eco, Normal e Boost manualmente. Mas vai por mim, o Gen5 Detect sabe melhor que tu qual o nível de sujidade do piso, e com o nível Auto não desperdiças bateria nem perdes desempenho quando é necessário.
Temos um aspirador que pesa 3,5 kg (face aos 3,1 kg do V15 Detect). Mas isso por uma ótima razão, a bateria é superior, e isso será particularmente agradecido para quem tem uma casa maior.
No meu caso, num apartamento T2, este é um aspirador que me possibilita passar por toda a casa por três utilizações tranquilas sem voltar à carga. Algo que com o meu aspirador antigo de outra marca é difícil fazer uma única limpeza por carga. Mas como é óbvio, a autonomia vai depender do tipo de sujidade e tamanho das superfícies que tenhas de limpar.
Para o carregar podemos retirar a bateria para ligar ao carregador, e quem quiser até pode comprar baterias adicionais. Mas na caixa vem uma base que podemos aparafusar a uma parede onde a bateria pode encaixar e fazer aí o carregamento automático.
Retirar o lixo do aspirador é um processo simples e limpo
Para retirar o lixo do Gen5 Detect, o processo continua bastante simplificado e o melhor é que não temos de tocar nos detritos. Basta puxarmos o gatilho que fica por baixo do depósito por cima do caixote, e a parte de fora abre-se para expulsar os detritos. É claro que, de tempos a tempos é necessária uma limpeza mais profunda.
É por isso que o depósito é retirável e lavável, para que não se acumule sujidade que afete o melhor funcionamento do aspirador. E o mesmo se pode dizer do filtro HEPA que é maior, e logo melhor, que também é lavável e substituível. Este promete capturar e eliminar 99,9% dos vírus.
Escova Optic Sluffy tem laser melhorado
Pela sua versatilidade de acessórios, este é um aspirador que te safa em qualquer situação. Eu destaco a escova Optic Fluffy, que se tornou das minhas peças de tecnologia favoritas graças ao seu laser.
Esta é bastante efetiva para pisos duros, e basicamente ajuda-te a ver sujidade que a olho nu não consegues ver. Foi graças a esta escova que percebi que a minha casa não estava assim tão limpa como imaginava
Como já referi, nesta geração o laser está mais abaixo, pelo que tem um raio de ação maior. E a verdade é que limpo muitas divisões com o mínimo de luz possível, para apanhar todos os detritos mais facilmente. Esta revela, segundo a marca, o dobro do pó invisível. E isso é bastante notável na prática.
Mas claro, temos a escova Digital Motorbar ideal para carpetes e pisos duros, ou a escova menor indicada para quem larga muito cabelo ou tem animais de estimação em casa. Se é o teu caso, essa escova vai fazer muita diferença.
Nesta geração foi fantástico descobrir a facilidade com que podemos usar a pequena ferramenta (com ou sem escova) para chegar aos sítios mais difíceis. Esta encontra-se embutida no tubo principal, o que facilita bastante o seu uso. Na minha opinião, este detalhe é um toque absolutamente genial por parte dos engenheiros da Dyson.
Excelente poder de sucção de até 280 AW
Mas aspira mesmo bem? Há que dizer que o já era excelente ficou ainda melhor. No modelo anterior que testei, o V15 Detect, tínhamos 240 AW de poder de sucção que é agora de 280 AW. Isto poderá fazer diferença nos momentos mais difíceis, e será seguramente uma das razões pelas quais a marca aumentou a bateria, para não perder mas até ganhar autonomia.
Podemos dizer que a maioria da informação que vemos no ecrã, sobre as partículas de lixo recolhido, interessará apenas aos mais geeks, mas é seguramente um toque tecnológico diferente. Como já foi referido, as barras mostram-nos o nível de partículas ainda presentes nessa área. Se as barras estiverem a verde, podemos avançar para a próxima zona a limpar.
Conclusão sobre o Dyson Gen5 Detect Absolute
O Dyson Gen5 Detect é um produto refinado em que o único defeito que encontro, se lhe podemos chamar assim, é o preço de 999 €. Não é um aspirador para todas as carteiras, mas é provavelmente o melhor aspirador vertical que encontramos no mercado. E isso torna-o no aspirador dos sonhos de muita gente (incluindo dos meus).
É um produto de nível superior com um design que é familiar dentro do espólio da marca, mas com melhorias que o tornam simplesmente perfeito. O gatilho da geração anterior é substituído por um botão, para que não tenhamos de estar a clicar constantemente no mesmo durante a operação.
O aspirador está cerca de 400 gramas mais pesado (e isso nem se nota no uso diário), mas por isso temos uma bateria maior e uma autonomia que pode chegar aos 70 minutos dependendo da utilização. O poder de sucção desta geração também é superior, e podemos dizer que neste segmento é simplesmente o melhor do mercado.
E este é um aspirador vertical ainda mais inteligente e sem par. A escova Optic Fluffy foi melhorada, e o laser “mágico” está numa posição mais baixa conseguir iluminar uma área mais alargada e ver o dobro do lixo invisível. E o ecrã mostra-nos agora a informação sobre o nível de sujidade de uma área, por cores, indicando se podemos prosseguir ou não.
E que dizer do toque genial de colocar a ferramenta para chegar aos sítios difíceis embutida no tubo principal? Torna todo o processo de aspiração mais simples, tornando a troca entre uma escova principal e esta à distância de segundos.
Não precisamos de tocar no lixo quando despejamos o depósito, graças à alavanca que torna todo o processo mais limpo. E a base de acoplar, por exemplo, a uma parede, pode fazer com que tenhamos o aspirador sempre bem arrumado e carregado, pronto a usar.
- Poder de sucção: 280 AW
- Autonomia: até 70 minutos
- Peso: 3,5 kg
- Reservatório: 0,77 l
Para uma experiência verdadeiramente premium, um preço premium. O Dyson Gen5 Detect chegou a Portugal por 999 €. É um aspirador vertical sem fios caro, sim, mas é o mais poderoso e inteligente que podes comprar neste segmento. Como se costuma dizer, a qualidade paga-se.
Pontos fortes do Dyson Gen5 Detect
- Ótimo poder de sucção de 280 AW que se ajuste consoante o lixo que encontra
- Excelente autonomia para mais de uma hora de utilização
- Vasto leque de acessórios para limpeza de qualquer tipo de piso ou outras zonas
- Gatilho substituído por botão que já não pede clique constante para funcionar
- Escova com laser que permite ver o dobro do lixo invisível
Pontos a melhorar do Dyson Gen5 Detect
- É um produto caro
Editores 4gnews recomendam: