Dyson V15 Detect review: aspirador que vê o que os teus olhos não veem

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 9 min.

Os aspiradores verticais sem fios são produtos cada vez mais populares, por fornecerem uma posição de aspiração confortável ao utilizador sem a necessidade de estarem ligados à corrente enquanto aspiramos. Mas estão normalmente associados a pouca potência. Pois bem, o Dyson V15 Detect mostra que essa ideia não poderia ser mais incorreta. Prepara-te pois lamento informar-te que a tua casa não está tão limpa quanto pensas.

Este aspirador vertical da Dyson está equipado com potência de sucção de 240 AW, boa autonomia e um vasto leque de acessórios para aspiração em vários pisos. Podes aspirar carpetes sem problemas, tem uma mini escova para retirar cabelos ou pelos de animais de estimação mais difíceis. Mas é a escova iluminada com um laser que me deixou mais impressionado. Vamos conhecê-lo melhor.

Dyson V15 Detect

Características principais do Dyson V15 Detect

  • Potência de sucção: 240AW
  • Motor Dyson HyperDymium: até 125 000 rpm
  • Autonomia: Até 60 minutos
  • Peso: 3 kg
  • Tamanho do depósito: 0,76 L

O que encontramos na caixa do Dyson V15 Detect

A versão testada do Dyson V15 Detect (é a Absolute) contempla todos os acessórios que vês na fotografia abaixo. Temos o corpo do aspirador, o tubo principal do mesmo, carregador e o suporte de carregamento para afixar na parede.

Depois encontramos acessório para limpar espaços diminutos, acessório com escova para tirar pó, um adaptador para chegares a sítios difíceis (como móveis) ou um clipe para ajudar na arrumação.

É claro, temos a escova High Torque que basicamente iremos usar maioritariamente em carpetes, e a escova dedicada para cabelos e pelos de animais difíceis. A estrela da companhia é a escova Laser Slim Fluffy para pisos duros iluminada com laser que nos permite ver a sujidade que nem sabíamos que lá estava.

Dyson V15 Detect

A minha opinião sobre o Dyson V15 Detect

Um laser ‘mágico’

A diferença entre não usarmos e usarmos a escova Laser Slim Fluffy do V15 é sabermos se realmente limpamos ou não limpamos determinada sujidade. Este laser vai mostrar-te que afinal a tua casa não estava tão limpa quando pensavas.

O feixe de luz de verde que pode ser ativado ou desativado na própria escova e usado em pisos duros basicamente faz com que consigamos ver as mais pequenas partículas. Aspirar com o mínimo de luz possível? Bem, é o que comecei a fazer nas divisões onde isso é possível com este laser para conseguir os melhores resultados. Porque quanto menos luz exterior, melhor consegues ver os efeitos do laser.

Este é particularmente efetivo também debaixo de móveis mais altos. Já que normalmente essa sujidade tem pouca luz a incidir para que a consigas ver, e este laser acaba por fazer toda a diferença.

Podemos quase dizer que o nome ‘Detect’ do aspirador também foi escolhido por conta deste laser. Porque o mesmo “deteta” aquela sujidade que não conseguimos ver a olho nu e facilita, e muito, a aspiração. Os loucos das limpezas vão adorar esta escova. E os menos loucos, como eu, agradecem que ela exista pois mudou a minha perceção de aspiração.

O aspirador vertical mais potente que já testei

Com 240 AW de potência de sucção, este é o aspirador vertical sem fios mais potente que já me passou pelas mãos. Nunca sentimos que falta algo, ou que nos deixou a meio caminho na potência, sendo um bom upgrade de potência (e inteligência) face aos modelos anteriores da marca.

Dyson V15 Detect

Com a escova padrão, temos aspiração excelente em qualquer tipo de piso. Esta deve ser maioritariamente usada para aspirar carpetes. Mas se a quiseres usar em pisos duros também fará um bom trabalho.

A parte interessante de usares esta escova padrão no aspirador é que não tens de te preocupar em trocá-la, passando de um piso mais duro para uma carpete sem problemas. Esta tem uma patilha para melhor adaptação em altura. No entanto, em pisos duros o ideal será o usares a escova com laser por ser suave e evitar quaisquer riscos no teu piso.

A terceira é uma mini escova motorizada, que faz toda a diferença com cabelos maiores ou com pelos de animal. Esta escova evita que esses cabelos fiquem presos na mesma, e é especialmente importante se quiseres aspirar zonas como sofás, alcatifa ou mesmo nos bancos do carro onde o teu animal de estimação largue muito pelo.

Dyson V15 Detect

A unidade de canto ajuda-nos a limpar zonas onde não chegamos normalmente, e o acessório para zonas estreitas é um bom complemento. Este tem um pequena escova, que pode ser recolhida e usada para limpezas mais precisas em casa ou no carro. Só tenho pena que esta versão não inclua a unidade de canto com iluminação LED que certamente elevaria esta fase da aspiração.

Uma aspiração mais inteligente

O corpo do aspirador faz-nos imediatamente lembrar o antecessor V11, mas chegou com várias melhorias. Graças ao sensor Piezo, mede o tamanho das partículas 15 mil vezes por segundo, adaptando automaticamente o poder de sucção a concentrações mais altas de pó.

É também esse sensor que, no modo automático, faz com que o V15 Detect adeque o poder de sucção ao nível de sujidade para otimizar a bateria. Depois, no ecrã, podemos ver os detalhes sobre a quantidade de partículas sugadas.

Dyson V15 Detect

Este V15 Detect possui uma tecnologia de filtragem avançada de 5 camadas que capta 99,99% das partículas até 0,3 mícrones, e expulsa apenas ar limpo. A tecnologia ciclónica separa o pó da sujidade e a sua vedação completa a ajuda a que estes não voltem para o ar.

Esses são detalhes que poderão não interessar à maioria dos consumidores. Mas provavelmente os mais dedicados a limpezas terão certamente interesse. É também nesse ecrã que vemos o tempo estimado de bateria e indicação do modo em que estamos, que pode ser alterado através do botão abaixo.

Autonomia suficiente e inteligente

Por falar em autonomia, quando pegamos no aspirador, temos os modos Eco, Normal e Boost. E claro, dependendo do modo que utilizes, a autonomia anunciada de uma hora vai variar. Usando-o no modo normal, este ativa o modo inteligente que atua consoante as condições do piso.

Isto significa que o aspirador vai usar mais ou menos poder de sucção quando necessário. Esta é a forma inteligente de o usares, para que possas facilmente desfrutar de 45 a 60 minutos de autonomia no V15 Detect.

A bateria é removível, pelo que a possibilidade de adquirires uma segunda unidade se tiveres uma casa maior poderá fazer sentido. Para um apartamento T2 acho uma bateria mais que suficiente. De realçar que este demora cerca de 4 horas e meia a recarregar.

Dyson V15 Detect

Manutenção simples e sem tocar no lixo

Um pormenor muito interessante é que, em teoria, não temos de tocar no lixo para o retirar do depósito do aspirador. Temos uma alavanca que abre o depósito, e assim facilmente colocamos os detritos no caixote do lixo.

É claro que este é o cenário ideal num dia normal. Mas existe sempre alguma sujidade que se vai acumulando no interior, e que faz que com tenhamos de fazer uma limpeza periódica para asseguramos o bom funcionamento do aspirador a médio-longo prazo. O filtro é lavável, e pode ser facilmente retirada ou substituído. O mesmo se pode dizer da escova Laser Slim Fluffy.

dyson v15 detect

Conclusão sobre o Dyson V15 Detect

Há tanto para se dizer sobre o Dyson V15 Detect, mas tudo se resume uma coisa: este é provavelmente o melhor aspirador vertical dentro do seu segmento que podes comprar. É um verdadeiro sonho de aspirador.

A grande diferença está na tecnologia usada, que permite que adeque a potência de sucção até 240 AW à necessidade de limpeza. Assim permite uma aspiração mais efetiva, e ao mesmo preservar a autonomia.

O outro ponto de grande destaque é a escova Laser Slim Fluffy. Esta faz literalmente com que eu tenha passado a querer aspirar de luzes apagadas ou de estores baixados, porque consegue mostrar-nos cada partícula de sujidade com detalhe.

Dyson V15 Detect

Os mais maníacos por limpezas vão adorar, e os menos maníacos vão ficar perplexos com a sujidade que não sabiam que tinham em casa. E que dizer da potência de sucção? É fenomenal, seja em pisos duros ou moles este brilha.

E para quem tem animais de estimação? Agora são duas as escovas que podes dedicar a aspirar cabelos longos e pê-los mais difíceis. Sejas tu uma pessoa que larga muito cabelo ou simplesmente tenhas cães ou gatos em casa, este é um aspirador vertical perfeito para auxiliar nessa tarefa.

Os mais interessados poderão ver os dados de limpeza científicos ao detalhe no ecrã do aspirador, onde também podem consultar a restante autonomia estimada. E com cerca de uma hora de autonomia no modo Auto, para as minhas necessidade achei-a muito boa. Mas claro, utilizadores com casas maiores poderão ter de adquirir uma segunda bateria e trocá-la a meio do processo já que esta é removível.

O processo de manutenção é bastante simples, visto que o filtro ou a escolha Fluffy são laváveis, e as restantes escovas desmontáveis para limpeza. O depósito é despejado com recurso a uma alavanca, para que no dia a dia não tenhas de tocar nos detritos.

dyson v15 detect

Como nem tudo é perfeito, gostaria que o aspirador se aguentasse em pé num cenário de “descanso”. Mas tendo em conta que vem uma base incluída, basta acoplá-la a uma parede e esse problema desaparece.

Além disso, seria interessante que tivéssemos a possibilidade de ter de raiz uma alavanca para que não tivéssemos de estar constantemente a premir o botão de ligar durante todo o funcionamento. Embora isso se possa resolver comprando uma pequena alavanca de terceiros, gostava que fosse algo nativo.

E claro, há que falar do preço. Este é um aspirador caro, já que começa nos 699 €. Não é para todas as carteiras, mas devemos considerar o real valor que damos a este que é um produto simplesmente premium.

Dyson V15 Detect

Potência de sucção: 240AW
Motor: Dyson HyperDymium até 125 000 rpm
Autonomia: Até 60 minutos
Peso: 3 kg
Tamanho do depósito: 0,76 L

O preço é premium, mas a qualidade da aspiração que fará na tua casa também vai ser. Tempo é algo que vais seguramente ganhar com este aspirador, pois a tua casa vai ser aspirada mais rapidamente e de forma eficiente.

É um produto que recomendo seguramente a compra, e que já entrou para a minha lista de desejos a adquirir em breve. O melhor elogio que lhe posso fazer é que me dá mais vontade de aspirar do que antes, para poder ter a satisfação de usar o laser que deteta aquela sujidade que dificilmente conseguiria ver de outra forma.

dyson v15

Pontos fortes do Dyson V15 Detect

  • Poder de sucção automaticamente ajustável até 240 AW
  • Autonomia para até uma hora
  • Escova iluminada que deteta partículas de sujidade que não vemos normalmente
  • Escova Motorbar ideal para carpetes e mini escova para limpar pêlos de animais de estimação
  • Tirar o lixo do depósito sem ter de lhe tocar
  • Vasto leque de acessórios

Pontos a melhorar do Dyson V15 Detect

  • Possibilidade de funcionar sem pressão constante no botão
  • É um produto caro

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.