Robot aspirador iRobot Roomba i5 review: o meu novo melhor amigo

Bruno Coelho

Os amigos de carne osso são ótimos e não há dúvidas de que podem mudar a nossa vida para melhor. Mas o mesmo se passa com os aspiradores robô assim que nos entram pela porta adentro.

Ao longo do último mês tive oportunidade de testar o recém-lançado Roomba i5 da iRobot, e este facilmente se tornou o meu novo melhor amigo. É um amigo por interesse, claro, mas neste artigo conto-te como conseguimos criar esta ligação feita por Wi-Fi.

iRobot Roomba i5

Principais características do Roomba i5

  • Limpa em linhas paralelas
  • Cria um mapa inteligente da planta da tua casa
  • Pode limpar a casa toda ou apenas determinadas divisões
  • Ideal para casas com animais de estimação
  • Poder de sucção 10 vezes superior aos Roomba série 600
  • Possibilidade de programar a aspiração para a hora que desejares
  • Sistema de limpeza de 3 fases
  • Sensores Dirty Detect para se focar onde existe maior sujidade
  • Deteção de desnível, evitando escadas e rebordos
  • Escova de limpeza de cantos
  • Cabeça de limpeza auto-ajustável
  • 2 escovas de borracha multi-superfície
  • Fornece estimativa do tempo de limpeza
  • Encontra a base automaticamente quando fica sem bateria
  • Pode limpar conforme as tuas rotinas
  • Compatibilidade com Google Assistant, Amazon Alexa e Siri
  • Tecnologia iRobot OS traz atualizações e melhorias constantes
  • Preço recomendado de 449 € em Portugal

Unboxing e primeiras passos com o iRobot Roomba i5

Este modelo chegou ao mercado português no mês de junho juntamente com Roomba i5+ com esvaziamento automático, como te demos conta neste artigo. Trata-se de um modelo de gama-média da iRobot, e o seu unboxing é bastante simples.

Na caixa encontramos o próprio aspirador robô, um filtro de alta eficiência extra e a base de carregamento. Após os retirarmos da caixa, é tudo bastante simples e intuitivo.

iRobot Roomba i5

Posicionei a base de carregamento perto de uma tomada e numa zona com espaço para evitar acidentes. É também importante que esta zona tenha boa cobertura Wi-Fi. A ligação terá de ser feita a uma banda de 2,4 GHz.

Após ligar a base à tomada, o próximo passado é colocar o aspirador na base de carregamento através dos pontos magnéticos. Após alguns momentos, o sinal sonoro diz-nos que está acordado, e é hora de instalar a app.

iRobot Roomba i5

A app iRobot Home

Esta app é o centro das operações para controlares o teu aspirador robô, e está disponível para Android e iOS. Após instalada, bastou criar conta e seguir as instruções para que em poucos minutos o Roomba i5 estivesse totalmente conectado.

A utilização da app não é obrigatória. Mas eu diria que é essencial para que tomes as rédeas e tires total partido do teu produto. Com esta consegues saber tudo o que se passa com o teu aspirador, em tempo real.

iRobot Roomba i5

É através desta app que conseguimos saber o estado do produto, e se por exemplo este precisa que peças como o filtro ou as escovas sejam trocadas. Também te mostra o nível de bateria, e diz-te quando é necessário despejar o depósito.

iRobot Roomba i5

A melhor parte é que, mesmo à distância, podes pedir para te aspirar a casa no momento ou então fazer um agendamento para uma hora mais conveniente. Mas o primeiro passo será este fazer um mapeamento da tua casa.

iRobot Roomba i5

Nesse processo, o Roomba i5 não vai fazer qualquer limpeza. Mas vai reconhecer todos os cantos da tua casa, para uma aspiração mais efetiva. Este é um ponto particularmente importante, pois dessa forma podes acionar a aspiração por divisão.

A partir do momento em que este cria um mapa inteligente na app com a tecnologia Imprint Smart Mapping, vais poder pedir ao Roomba i5 para só aspirar o quarto ou a casa de banho, por exemplo.

iRobot Roomba i5

É também a partir da app que podes criar uma automatização. Em vez de agendares uma determinada hora para a aspiração, este pode começar a aspirar assim que detetar que saíste de casa. E mais uma vez, podes definir dias ou aspiração por divisão.

Também é a partir da app que podes fazer a ativação daquela que é uma das suas funcionalidades mais úteis: a compatibilidade com as assistentes virtuais.

iRobot Roomba i5

Este é compatível com a Amazon Alexa, Google Assistant e Siri. Podes assim controlá-lo por voz, pedindo à tua assistente que este comece ou pare de aspirar, ou que simplesmente aspire uma determinada divisão. Também é possível criar atalhos com a Siri.

A limpeza com o Roomba i5

Para começar, podes contar com 8 programas de limpeza no Roomba i5. São estes: Limpeza Geral, Limpeza por Divisão, Limpeza Sincronizada, Limpeza por Temporizador, Limpeza Localizada, Limpeza por Geolocalização e Limpeza por Agendamento e Limpeza por Voz (com assistentes virtuais).

iRobot Roomba i5

O que imediatamente salta à vista quando este modelo começa aspirar, é o seu poder de sucção. Segundo a iRobot, este é 10 vezes superior aos modelos de geração anterior desta gama.

E embora não tenha testado esses modelos, posso dizer-se que o seu nível aspiração é bastante efetivo. Nos meus testes, consegue a aspirar o apartamento sem quaisquer dificuldades.

iRobot Roomba i5

As primeiras vezes dá alguns pequenos toques inadvertidos nos móveis, mas nada de preocupante. À medida que vai reconhecendo melhor o terreno, fica também ele mais inteligente e menos propenso a esses toques.

Graças às suas proporções é um produto que facilmente vai abaixo das camas, ou de outros móveis com pequenas pernas. Um exemplo disso é a minha sapateira ou móvel da casa de banho com pernas de cerca de 10 centímetros, a que este vai abaixo sem medos.

iRobot Roomba i5

Graças à tecnologia Dirty Detect, este vai insistir na limpeza de áreas mais sujas. Assim que detete que uma zona ou divisão está menos limpa, vai passar por lá até não haver ponta de sujidade.

Este modelo não conta com uma, mas sim duas escovas de borracha para se adaptarem a diferentes tipos de pavimento. É por isso que se revela efetivo seja em pavimentos mais difíceis ou em chão mais liso. Destaque para a escova de limpeza de cantos, que faz com que o pó dos rodapés e cantos não seja esquecido.

iRobot Roomba i5

A sua cabeça de limpeza auto-ajustável é particularmente importante. Esta adapta-se automaticamente à medida que se desloca, fazendo que tenhas uma melhor limpeza em pavimentos rígidos e carpetes.

iRobot Roomba i5

Por falar em carpetes, este não registou qualquer dificuldade em subir a minha carpete de sala, fazendo uma limpeza bastante efetiva nesta. Mas sendo uma carpete relativamente fina (ver imagens), não esperava outra coisa.

iRobot Roomba i5

Não tenho animais de estimação em casa. Mas na página de produto a iRobot afirma que o Roomba i5 é ideal para casas com animais de estimação, pelo que não deves esperar problemas em aspirar todo o pelo indesejado dos teus 'mais que tudo'.

iRobot Roomba i5

A manutenção do iRobot Roomba i5

Se instalares a app iRobot, esta vai-te sempre avisar quando é necessário despejar o depósito. Além disso, também te avisa quando é necessário trocar o filtro ou as escovas.

iRobot Roomba i5

Mas fazer uma limpeza aos sensores do próprio aspirador ocasionalmente é necessário. Isto porque vai fazer com que este detete melhor a aproximação de objetos e também faça uma limpeza mais efetiva.

iRobot Roomba i5

Parece-me uma manutenção bastante simples, já que és avisado sempre que é necessário fazer a troca dos componentes. Mas caso verifiques pó acumulado na zona circundante ao depósito também será adequado limpá-lo para uma melhor manutenção do produto.

iRobot Roomba i5

A autonomia do iRobot Roomba i5

A autonomia deste produto é uma não-questão. Não te consigo falar de números concretos, visto que isso não é um problema que se coloque pois nunca me tive de preocupar com falta de bateria.

Sempre que este sai da base de carregamento, vem totalmente carregado. Seja numa aspiração programada, ou a pedido com comando de voz. E se ficar sem bateria a meio da tarefa?

iRobot Roomba i5

Nesse caso, vai regressar à base e carregar o necessário. Assim que tal tiver sido feito, regressa à aspiração até concluir a tarefa na totalidade. Por isso, esquece quaisquer dúvidas de autonomia que ele pensa nisso por ti.

Conclusão sobre o iRobot Roomba i5

O grande pergaminho este iRobot Roomba i5 é o seu poder de sucção 10 vezes superior à série 600 de anterior geração. Tal torna-o num produto bastante apetecível, dentro do segmento de gama-média.

iRobot Roomba i5

Naquilo que ele é mais importante, que é aspiração, posso dizer-te que fiquei totalmente satisfeito. Por lhe faltarem algumas tecnologias de modelos mais caros não vai evitar, por exemplo, os teus auriculares caídos.

Mas pelo preço base de 449 €, este é o aspirador robot ideal para quem quer iniciar-se nestas lides. Principalmente se quiseres algo capaz de fazer limpezas programadas e de determinadas divisões das tuas casas.

Embora algumas vezes ainda embata neste ou naquele móvel, o seu poder de sucção é de facto notável. E perdoam-se facilmente essas limitações pela qualidade de aspiração.

iRobot Roomba i5

O que mais gostei foi essa possibilidade de aspirar por divisão, e a possibilidade de comandar o mesmo através da Google Assistant (a assistente virtual da minha preferência).

O facto de este poder iniciar a aspiração quando saio de casa ou de o poder colocar a aspirar a qualquer momento em qualquer lugar, é algo impagável. Sim, é uma amizade por interesse mas este é claramente o meu novo melhor amigo.

A 4gnews atribui iRobot Roomba i5 uma pontuação de 4 estrelas em 5 possíveis.

Agradecemos à iRobot pela disponibilização do produto para análise. Podes saber todos os detalhes e preço do iRobot Roomba i5 no site oficial da marca.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Colabora com a 4gnews desde 2017, e faz parte da redação desde 2019. Come especificações ao pequeno-almoço. brunocoelho@4gnews.pt