Donald Trump entra na guerra das redes sociais com a nova plataforma Truth Social

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

É oficial: Donald Trump vai lançar uma rede social que terá o nome de Truth Social.

Segundo o ex-presidente dos EUA, a nova plataforma será o grande rival das redes sociais que no passado excluíram Donald Trump.

Donal Trump quer competir com o Facebook e Twitter

Donald Trump acaba de anunciar que vai lançar uma nova rede social designada por Truth Social. A ideia é que a nova plataforma rivalize com o Twitter e Facebook que excluíram as contas do ex-presidente, após a invasão ao Capitólio efetuada pelos seus apoiantes.

De acordo com um comunicado distribuído pela impresa internacional, a plataforma Truth Social será criada através de uma nova empresa que resultará da fusão entre o Trump Media & Techonology Group e uma empresa de aquisição especial.

No mesmo comunicado, Donald Trump afirma que está ansioso por enviar o seu primeiro Truth, na plataforma Truth Social e que em breve vai partilhar as suas ideias e lutar contra as Big Tech, ou seja, Twitter e Facebook.

Lançamento da rede social Truth será acompanhado por um serviço de vídeo on-demand

Segundo o comunicado divulgado, a versão beta da nova rede social arranca já no próximo mês, sendo que a implementação completa está prevista para o primeiro trimestre de 2022. Esta será a primeira etapa do plano da empresa que também prevê lançar um serviço TMGT de vídeo on-demand, de dedicado ao entretenimento, e um serviços de notícias e podcasts.

E aparentemente Trump não quer apenas competir com o Twitter e Facebook, quando se refere a Big Tech, o ex-presidente está a incluir outros gigantes tecnológicos. No slide de apresentação do serviço TMTG são apresentados os supostos concorrentes deste serviço, onde se incluem a Netflix, Disney+ e até a CNN.

Donald Trump quer entrar no mercado da computação em nuvem e enfrentar a Google e a Amazon
Mas a empresa de Trump tem maiores ambições a longo prazo e pretende também tornar-se uma força na área de computação em nuvem e competir diretamente com a Google, Microsoft e Amazon.

Mas voltando à nova Truth Social, nas imagens para já divulgadas é possível ver uma plataforma semelhante à do Twitter que contemplam mensagens curtas, sendo que a identificação dos utilizadores é antecedida por @.

São também já conhecidos alguns dos termos de utilização que os interessados terão que aceitar para aderir à nova plataforma. Ao que tudo indica, os utilizadores não vão poder "denegrir ou prejudicar, em nossa opinião, nós e/ou o nosso site".

Editores 4gnews recomendam:

  • Calendário Google tem novidade para te focares mais no trabalho
  • YouTube Music tem más notícias para os utilizadores ao tornar-se apenas numa plataforma de áudio
  • Instagram recebe a funcionalidade mais desejada no computador
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt