É oficial: diz adeus ao encurtador de links da Google

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google acabou de vez com o seu serviço de encurtar links. O famoso Google URL Shortener está oficialmente extinto e já não permite criar links novos, embora os previamente criados estejam disponíveis.

A empresa de Mountain View avisou em março de 2018 que o serviço passaria a estar apenas disponível para quem tivesse uma conta Google. Contudo, um ano depois, o serviço fechou de vez.

Não se sabe a razão pela qual a Google decidiu remover este serviço bastante útil. Há quem diga que está relacionado com o Artigo 11 e a suposta 'taxa de links' mas não há afirmações oficiais.

O encurtador de links é só mais um serviço a ser terminado

Nos últimos meses temos vindo a Google a eliminar alguns dos seus serviços. A rede social defunta Google+ já está marcada para extermínio e o Google Inbox sofreu o mesmo destino.

Parece que a Google está a efectuar uma limpeza e a remover serviços supérfluos que consumam recursos desnecessários. De facto, o Google+ era basicamente inútil, sejamos honestos.

No entanto, o encurtador de links dava bastante jeito, principalmente para quem trabalha com conteúdo. Partilhar ou publicar links por vezes pode ser uma chatice com o comprimento dos mesmos.

Talvez queiras ter uma lista de links organizada e visualmente apelativa com links pequenos e resumidos. Existem várias razões para utilizar um destes encurtadores e se a Google disponibilizava, porque não utilizar?

Infelizmente isso acabou e utilizadores habituados a este serviço terão de procurar outras soluções. É óbvio que o desaparecimento do Google URL Shortener não é o fim do mundo mas as pequenas ferramentas fazem toda a diferença no trabalho diário.

Ao dizermos adeus ao Google+, Google Inbox e Google URL Shortener, paira uma pergunta óbvia. Qual será o próximo serviço que a Google irá exterminar? Só o tempo dirá.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp vai deixar-te ouvir áudios consecutivamente!
  • Executivo da Google partilha fotografias de misterioso telemóvel
  • LG K12+ chega ao mercado brasileiro sem notch

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.