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Divulgadas as burlas por telefone mais populares em Portugal e como te protegeres

As burlas por telefone em Portugal continuam a crescer e estas são as mais frequentes. Esta informação é essencial para te manteres atento e seguro.
Burla
Imagem criada pela IA Microsoft Designer

A iniciativa Cidadãos pela Cibersegurança divulgou uma lista onde expõe as principais burlas feitas por telefone. São várias as ameaças à segurança dos portugueses, assumindo várias formas e temas.

Desde a tradicional burla "Olá Pai/ Olá Mãe" às ofertas de emprego com remunerações bastante apelativas, não faltam temas para os burlões enganarem as vítimas menos informadas. Para que não sejas uma delas, eis as burlas mais frequentes e como funcionam.

Burla "Olá Pai/ Olá Mãe"

Esta burla é habitualmente feita através do WhatsApp. Aqui, os burlões fazem-se passar por filhos que contactam os pais a pedir dinheiro para alguma emergência. Por norma, o objetivo é a cedência de códigos de acesso a contas bancárias ou para levantamento de dinheiro por MB Way.

Pagamentos por MB Way

Uma das burlas mais clássicas em Portugal, feita através de anúncios publicados em plataformas como o OLX. Aqui, os burlões fornecem instruções para proceder a pagamentos por MB Way, mas, na verdade, procuram obter os códigos que lhes permitem fazer levantamentos em caixas de multibanco.

Falsos arrendamentos

Neste segmento, a ideia é promover o arrendamento de imóveis por valores bem mais apelativos que os praticados pelo mercado imobiliário. A via de contacto é também maioritariamente por WhatsApp.

Neste caso, os burlões usam plataformas como a Idealista.pt onde publicam anúncios com preços abaixo do normal. Após recolherem os dados desejados, os anúncios são removidos.

Oferta de empresa demasiado boas

Seja por contacto telefónico ou mensagem escrita, os burlões oferecem oportunidades de emprego. Em vários casos, as ofertas trazem remunerações bem acima da média por tarefas que parecem demasiado simples.

Há ainda uma subcategoria onde os burlões oferecem tarefas online. O objetivo é tentar receber um pagamento antecipado com promessa de uma remuneração superior no futuro. As plataformas mais usadas são o Telegram e WhatsApp.

Falsos empréstimos

Aqui surgem instituições de crédito fictícias a requisitar taxas administrativas, como seguros ou impostos, sem nunca entregar os valores emprestados. O objetivo principal é recolher dados pessoais e financeiros para alimentar bases de dados para usar noutras burlas.

Compra e venda de viaturas

Nestes casos, os burlões costumam clonar anúncios publicados online, mas com valores bem abaixo do original. Como é óbvio, após o recebimento do valor, estes anúncios desaparecem e deixam de atender chamadas ou responder a mensagens.

Falsos funcionários

Neste caso, as burlas podem assumir várias formas, como polícias a pedir o pagamento de multas, supostos funcionários da Microsoft para assistência remota ou mensagens falsas para o pagamento de serviços antes do seu corte.

Há ainda casos de veterinários que usam as redes sociais para extorquir dinheiro aos donos de animais desaparecidos. Não podemos esquecer ainda operadoras falsas pedindo o pagamento de faturas para regularização urgente.

Falso CEO

Um tipo de burla que visa maioritariamente empresas e os seus colaboradores. Neste caso, fazem-se passar pelo gestor dessa empresa pedindo dados sensíveis e financeiros aos funcionários. O departamento financeiro é o mais afetado, sobretudo funcionários com contas no LinkedIn.

Como te protegeres destas ameaças

identificadas as principais ameaças, eis algumas sugestões para evitar ser enganado. A mais importante é não ceder informações pessoais sem nunca confirmar junto das entidades fidedignas, por exemplo, o teu banco.

Sempre que alguma proposta ou oportunidade parecer boa demais para ser verdade, é porque provavelmente não o é. E deves sempre tentar confirmar a identidade de quem se encontra do outro lado, com questões que só a pessoa real saberia.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.