Discover TikTok Portugal: criatividade e oportunidades de negócio

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Este Natal, o TikTok em Portugal é o epicentro da criatividade e da inovação digital. Com mais de 3,3 milhões de utilizadores ativos mensalmente, a plataforma transformou-se num espaço para dar asas à inspiração e a criatividade com muitas oportunidades de negócio. O evento "Discover TikTok Portugal", realizado em Lisboa há alguns dias, foi uma montra do potencial ilimitado da plataforma para criadores, parceiros e marcas.

O TikTok emergiu como uma plataforma global para talentos ainda por explorar. Neste palco digital, uma marca ou criador local pode destacar-se globalmente pela sua autenticidade e criatividade. Assim, o TikTok torna-se uma ferramenta poderosa para disseminar a cultura portuguesa pelo mundo.

O TikTok reinventou a forma como os conteúdos são criados, descobertos e consumidos. Com o seu sistema de recomendações e a abordagem de conteúdos gerados pela comunidade, é possível descobrir uma diversidade de criadores. Nesta plataforma aberta, a criatividade e a autenticidade parecem ser o coração de tudo, levando a uma comunidade democrática e diversificada.

O ano de 2023 testemunhou um crescimento notável da comunidade BookTok em Portugal. Esse fenómeno viu-se especialmente sob a hashtag #BookTokPortugal, com mais de 140 milhões de visualizações. Criadores como Beatriz Rosa (@rosasininho) têm sido figuras de relevo, focando-se na literatura LGBTQ+ e tornando-se influentes na comunidade BookTok e LGBTQ+. Além disso, a comunidade de Makeup/lifestyle destaca-se na plataforma, com diversos criadores portugueses a ganharem reconhecimento global.

A criadora de conteúdos no TikTok, Mind of Mary, afirma: "Mais do que uma plataforma de entretenimento, para mim o TikTok representa a oportunidade de explorar coisas novas todos os dias."

Mind of Mary
Mind of Mary

A rede social está comprometida com a segurança da plataforma. Por isso, conta com mais de 40 000 pessoas (incluindo mais de 6 000 moderadores na Europa) dedicadas a este fim. A plataforma aplica rigorosamente as suas Diretrizes da Comunidade e implementou medidas de segurança robustas, especialmente para o público mais jovem.

Além disso, o TikTok valoriza as parcerias locais, ao trabalhar em colaboração com entidades como a Secretaria de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, a Miúdos Seguros e a APEL.

Pedro Sobral, Presidente da APEL, destaca o papel crucial do TikTok na promoção dos hábitos de leitura: "O TikTok tem sido uma das principais alavancas para aumentar os hábitos de leitura em Portugal."

David Carreira

O TikTok também está a revolucionar o marketing digital em Portugal. Fornece soluções publicitárias que se integram nos interesses dos utilizadores. Com uma abordagem orientada para os criadores, a plataforma destaca-se pela sua capacidade de envolver os utilizadores de maneira significativa. Sandra Mota, Diretora de Meios da NOS Comunicações, reconhece o valor do TikTok na jornada do cliente, desde a construção de awareness até à geração de vendas digitais.

O TikTok é uma plataforma onde a música também desempenha um papel central. É um local que permite a descoberta de novos artistas e estilos musicais. David Carreira, famoso cantor e ator português, reconhece o TikTok como uma ferramenta importante de trabalho e uma das melhores formas de se manter próximo dos seus fãs.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.