Smartphones Realme preocupam utilizadores com drenagem de bateria

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones Realme estão a preocupar alguns dos seus utilizadores. Em causa estão episódios de exacerbado consumo energético que acaba por privar o utilizador do seu smartphone ao obrigar a uma nova carga. A situação parece afetar um grande número de modelos e utilizadores Realme ao redor do mundo.

As principais queixas, ora divulgadas e colocadas online, referem que a autonomia de bateria dos seus smartphones Realme não é tão duradoura como outrora.

Aliás, bem pelo contrário, alguns equipamentos apresentam fortes e rápidas quedas no nível de energia das respetivas baterias sem razão aparente.

Smartphones Realme estão a sofrer drenagem não explicada de bateria

Realme

A maior frequência com que os utilizadores de smartphones Realme têm que carregar os seus smartphones tem aumentado. Porém, tal sucedeu de forma tão brusca que os utilizadores ficarem naturalmente alarmados, começando a expor os seus receios online.

As queixas referem que o dreno de bateria começou há poucas semanas, sem que nada o fizesse prever. Face ao exposto, as queixas começaram a acumular-se em várias redes sociais, desde o Facebook até ao Twitter onde continuam a chegar.

Por exemplo, um dos utilizadores referiu, na plataforma Reddit, que o problema surgiu do nada. Porém, do mesmo modo que surgiu, também desapareceu em pouco tempo sem que uma grande atualização de software o pudesse fazer prever.

Vários modelos de smartphones Realme apresentaram este comportamento

Experience a Sudden Battery Drain issue in my Realme GT 2,from the past 2-3 days.The battery does not last as it used to be earlier.I have also turned on the Ultra Standby Mode.@realmecareIN pic.twitter.com/cVjxdHqSjN

— Parth Raja (@PVRTWEETSSS) 23 de março de 2023

Ainda que alguns dos relatos versem sobre modelos mais antigos como é o caso do Realme 8 Pro, outros versam sobre unidades mais recentes. Por exemplo, o Realme Neo 3, com cerca de um ano, também foi uma das unidades apontadas nos relatos.

O mais peculiar? Estas quedas na bateria parecem acontecer com especial intensidade e frequência quando o utilizador está fora de casa. Por outro lado, quando em casa, o erro parece não afetar as unidades, voltando os consumos ao normal.

Drenagem de bateria até ao momento sem explicação da Realme

Infelizmente, de momento não há uma razão válida ou oficial para justificar este consumo exacerbado de bateria. Poderá ter que ver com um erro de ligação às redes móveis, ao Wi-Fi, ou qualquer outro parâmetro controlado pelo software do dispositivo.

Até ao momento a Realme não se pronunciou relativamente à factualidade exposta.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.