O que é um eSIM? Descobre as vantagens desta tecnologia

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
Tempo de leitura: 5 min.

O uso do eSIM traz uma série de vantagens para os fabricantes de smartphones e equipamentos eletrónicos, mas também para nós, utilizadores. Será possível usar um número empresarial e outro número para uso pessoal ou até um cartão SIM roaming para o uso de dados móveis noutro destino.

Mas o que é exatamente um eSIM? Quais as vantagens ao utilizar este serviço? Todas essas dúvidas serão respondidas abaixo.

eSIM: O que é?

vantagens esim

O termo "eSIM" significa cartão SIM incorporado, ou seja, não existe algum cartão SIM físico. Um eSIM é um pequeno chip que é colocado no smartphone e que funciona de forma muito semelhante ao NFC, que é usado para pagamentos e afins, por exemplo, os serviços Apple Pay e o Google Pay.

As informações são regraváveis, o que significa que podemos mudar de operadora sem alterar o chip. São realmente fáceis de configurar e programar no smartphone.

eSIM pode ser usado num smartwatch

O funcionamento é muito semelhante a um cartão SIM comum, é mais fiável e menos propenso a problemas técnicos. Além disso, é menor que um cartão SIM normal e pode até ser usado em dispositivos mais pequenos, como por exemplo, os smartwatches.

A Apple foi a primeira a implementar o eSIM, em 2012 a Apple começou a divulgar o iPad e o Apple Watch com a implementação desta nova tecnologia.

eSIM é mais fiável e seguro

O facto do cartão ser mais pequeno e de fácil configuração, em caso de perda ou roubo/furto os dados estão seguros. Isto porque podemos pedir a instrução de bloqueio à operadora ou pedir a migração do serviço para o novo eSIM. A nível de falhas o serviço garante uma melhor conectividade e um melhor serviço.

Facilidade na mudança de operadora

Poderás mudar de operadora sem precisar de adquirir um novo cartão SIM. É possível alterar o plano ou a operadora nas configurações do teu equipamento eletronico. Isso significa menos tempo perdido, burocracias e a espera dos novos cartões SIMs. A partir do software é possivel fazer tudo isso.

Funcionalidades eSIM e Dual SIM

Com eSIM e dual SIM, podemos ter dois planos de duas operadoras diferentes. Podes utilizar um número para caracter profissional e outro número para chamadas pessoais. Consegues ainda adicionar um plano de dados diferente caso precises de viajar, tens a opção de criar diferentes planos de voz/texto e de dados móveis.

eSIM é ideal para quem gosta de viajar

vantagens esim

Teoricamente, com o eSIM podemos viajar para outro país e simplesmente adicionar um novo eSIM ao nosso equipamento, mantendo assim o número principal (pessoal). A desvantagem de utilizar um cartão SIM, sempre que viajamos, necessitamos de transportar connosco o acessório do telemóvel para alterar os cartões, podendo até perder o cartão SIM pessoal.

Com esta nova tecnologia essa preocupação desaparece, podemos facilmente adicionar um novo numero ao nosso equipamento e remover mais tarde, sem grande dificuldade.

eSIM: desvantagens

Também existem algumas desvantagens. Imaginemos que gostas de mudar de smartphone com frequência ou que tem vários dispositivos em casa, os quais utilizam o mesmo cartão SIM, com o eSIM a operação ficará um pouco mais complicada. Teremos que ativar o serviço, via software, sempre que quisermos alterar ou ativar o serviço.

O mesmo problema acontece em situações em que ficamos sem bateria ou o smartphone avaria, precisamos de inserir o cartão eSIM noutro equipamento para uma chamada urgente, e não será tão fácil e rápido como o sistema habitual de cartão SIM.

SIM vs eSIM: quais as diferenças

Os cartões SIM contêm um número de ID exclusivo de 20 caracteres, chamado ICCID (Identificador de Cartão de Circuito Integrado). Existe uma lista de serviços e dois códigos de segurança. O primeiro código é o PIN (Personal Identification Number) e o segundo é o PUK (Personal Unblocking Code).

Todas essas informações são necessárias para realizar chamadas e para usufruirmos de dados móveis. Os cartões SIM também contêm memória SMS e para contactos pessoais. A memória nos cartões SIM varia entre 8 KB a 256 KB, espaço suficiente para mais de 250 contatos. No entanto, recomendamos que mantenhas os teus contactos guardados numa cloud ou serviço online.

Tal como dito acima, um eSIM é exatamente o que parece, um cartão SIM eletrónico. Em vez do cartão físico, o chip com a tecnologia do SIM é incorporada diretamente no teu equipamento.

eSIM já está disponível em Portugal

A NOS antecipou-se à MEO e à Vodafone na possibilidade de ter um cartão eSIM. Esperava-se que a Vodafone fosse a primeira a fornecer esta possibilidade visto que a Vodafone do Reino Unido já oferece esta funcionalidade desde o lançamento do iPhone Xs.

De acordo com as informações da NOS, o eSIM é válido para todos os clientes da NOS e pode ser aderido a partir do dia 18 de abril. Se quiseres ir a uma loja física fazer a adesão só a partir do dia 24 de abril é que estará disponível em determinadas lojas. (Lista de lojas abaixo, a partir do dia 24 de abril com "*").

A NOS fornecerá um QRCode que depois só precisas fazer scan com os smartphones compatíveis e o número fica ativo pouco tempo depois.

Lojas NOS que terás a possibilidade de pedir o eSIM:

  • Braga Parque
  • CC NorteShopping
  • Avenida da Boavista
  • Fórum Coimbra
  • CC Colombo
  • Avenida da República
  • Fórum Algarve
  • CC MadeiraShopping (Madeira) *
  • CC La Vie Funchal (Madeira) *
  • CC Parque Atlântico (Açores – São Miguel) *

Esta tecnologia pode ser usada em smartwatch, aproveita para conhecer os 10 melhores smartwatch deste ano! Se precisas de um tablet e o uso dos dados móveis é importante, apresentamos-te os melhores tablets e como escolher o modelo certo para ti.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
O amor pela tecnologia e gaming surgiu quando recebeu o primeiro computador em 2001. Concluiu o curso Tecnológico de Informática e ingressou na Worten com a especialidade de Áudio e Imagem, HI-FI. Gosto que se desenvolveu em conjunto com a tecnologia e que perdura até aos dias de hoje!