Os auriculares andam contigo de um lado para o outro e, possivelmente, são usados diariamente. Com um uso tão frequente, é provável que fiquem sujos e acumulem poeira nos orifícios.
Neste artigo, explicamos como podes limpar em segurança os teus auriculares e as respetivas pontas de silicone.
Limpa primeiro as pontas de silicone
Num recipiente mistura água com um pouco de detergente líquido. Remove as pontas de silicone dos auriculares e mergulha-os nesta solução.
Passados 30 minutos retira as pontas de silicone desta mistura de água. Se vires que ainda há resíduos de sujidade, podes voltar a mergulhar e aguardar mais 10 a 15 minutos.
Assim que estiverem sem vestígios de sujidade, retira as pontas de silicone da água e com uma cotonete limpa as dobras. De seguida, coloca ao ar e deixa-as secar completamente. Assegura-te que estão completamente secas, antes de as voltar a colocar nos auriculares.
Depois a sujidade exterior
Agora é a vez de limpar os auriculares. Começa por passar um pano de microfibra para limpar a sujidade exterior. Depois podes usar ar comprimido para retirar as partículas acumuladas nos orifícios.
Podes também usar uma ferramenta especialmente concebida para este efeito e que está disponível nas lojas de retalho. Mas esta solução vai exigir paciência e perícia da tua parte.
Mantém uma rotina de limpeza
Uma vez por semana, passa um pano de microfibra nos auriculares. Esta tarefa simples e rápida evita a acumulação de sujidade. Depois podes efetuar a limpeza mais profunda, explicada anteriormente, uma vez por mês.
Mas para manteres os auriculares o mais limpos possível, coloca-os dentro da base de carregamento assim que terminares a sessão de música. Perdidos dentro de uma mala ou num bolso, ficam sujos mais rapidamente, assim como há maior probabilidade de perdê-los.