7 dicas para fortalecer a segurança do teu smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Nunca é demais reforçar a segurança dos nossos smartphones e os dados lá armazenados. Em especial é essencial ter todo o cuidado se tiveres aplicações sensíveis, como por exemplo, a app do banco.

Em seguida, trazemos algumas dicas e boas práticas que te ajudarão a melhorar a tua linha de defesa contra as ameaças mais recorrentes da atualidade.

1. Usar uma palavra-chave forte

Esta é a regra básica de qualquer manual de segurança informática. Ter uma palavra-chave forte é o primeiro passo para melhorar a segurança dos nossos dispositivos e dos nossos dados mais importantes.

Evita o uso de palavras-chave simples como "123456" ou "password", onde o ideal é optar por uma combinação de letras, números e símbolos. Igualmente importante é não repetir a mesma palavra-chave em dois equipamentos / serviços, pois se um deles for comprometido o outro continuará seguro.

2. Ativar o sistema de autenticação de dois fatores sempre que possível

São cada vez mais os serviços que fornecem opções de autenticação de dois fatores e por uma boa razão. Com este recurso necessitarás sempre da tua palavra-chave e de um código único e temporário enviado para o teu smartphone ou email.

Mesmo que um hacker descubra a tua palavra-chave, com este sistema ele não conseguirá aceder à tua conta, pois irá necessitar do código de autenticação. Ademais, caso recebas um código sem o teres solicitado, esse é um alerta de que alguém tentou aceder à tua conta.

3. Atenção às permissões de cada aplicação

Tanto o Android como o iOS começam a apertar o cerco às permissões que as aplicações solicitam para serem executadas. O utilizador tem de aprovar qualquer permissão necessária, o que te permite ver quando alguma app quer abusar neste quesito

Por exemplo, uma aplicação de edição de fotografias e pedir acesso às tuas mensagens é um forte sinal de alerta de que algo está errado. Com efeito, presta atenção às permissões solicitadas e usa os respetivos painéis de permissões para revogar aquelas que consideres que sejam desnecessárias.

4. Proteção contra malware

Nenhum smartphone é totalmente imune a malware, por isso, os utilizadores devem estar constantemente atentos a este perigo. A instalação de um softwares conceituados de proteção antivírus e malware pode ser uma boa opção para manter apps maliciosas à distância.

Além disso, nunca é demais reforçar que deves evitar a instalação de aplicações fora da Play Store ou da App Store, mesmo que ocasionalmente haja relatos deste tipo de software presente nestas lojas. Manter o teu smartphone atualizado é outra prática que te ajudará a prevenir a entrada de malware.

5. Atenção a possíveis ataques de phishing

Este tipo de ataques procura enganar o utilizador e fazer com que ele forneça deliberadamente os seus dados sensíveis. Muitas vezes acontece por mensagens de texto ou páginas que imitam as fidedignas.

Nesse sentido, mantém-te alerta a ligações, emails ou mensagens não solicitadas que solicitem as tuas credenciais. Importa notar que serviços como bancos nunca solicitam este tipo de dados por mensagem ou email e em caso de dúvida não hesites em contactar a instituição para perceber se aquele pedido é real.

6. Faz uma cópia de segurança dos teus dados

No caso de sofreres um ataque de segurança, ter uma cópia dos teus dados poderá ser essencial para uma recuperação rápida. Por isso, manter uma cópia atualizada dos teus dados é algo que não deves menosprezar.

Tanto o Android como o iOS oferecem ferramentas de cópia de segurança robustas que podes e deves usar para este efeito. Os mesmos também possuem mecanismos que te ajudará a repor esses dados de forma simples e eficaz caso seja necessário.

7. Mantém-te informado e vigilante

A informação é uma das melhores armas que podes ter. Conhecer as ameaças mais recentes é meio caminho para uma prevenção eficaz de qualquer tipo de ataque ao teu smartphone e aos teus dados. É com essa informação que te poderás tornar mais vigilante e conseguir despistar possíveis ameaças de segurança.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.