3 dicas simples para aumentar a receção do sinal do teu smartphone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Em certas zonas, o smartphone tem mais dificuldade em apanhar o sinal de comunicações móveis. Tal situação pode causar, no mínimo, constrangimentos na receção de email, mensagens no WhatsApp e até mesmo a fazer chamadas telefónicas.

Em alturas festivas, é bem possível que estejas numa zona em que seja mais difícil ter uma boa receção do sinal. Com estas três dicas podes melhorar a receção do sinal no teu smartphone para continuares conectado ao mundo digital.

1. Escolhe um lugar espaçoso e tira a capa

A primeira dica pode parecer demasiado simples, mas garante resultados. Tenta posicionar-te num local afastado de objetos metálicos e paredes de cimento, visto que ambos podem enfraquecer o sinal. O melhor é ficares perto de uma janela ou mesmo num local exterior à casa.

Retira também a capa de proteção. Assim, a antena não terá nenhum tipo de bloqueio e pode funcionar melhor, sobretudo se a tua capa de proteção for mais grossa. É também recomendável que a bateria esteja bem carregada, uma vez que a procura de sinal vai consumir bastante energia.

2. Ativa e desativa o modo avião

Uma solução rápida e simples é ativar e desativar o modo avião. Tudo porque este modo vai reiniciar os modems de Wi-Fi, comunicações móveis e Bluetooth.

Nos equipamentos Android, na zona superior do ecrã, faz deslizar o painel de controlo para acederes ao modo de avião. Ativa-o tocando no ícone. Depois espera cerca de 15 segundos para tocares novamente e desativares este modo.

No iPhone, podes aceder ao modo avião através do Centro de Controlo. Mas nos modelos mais antigos do smartphone da Apple, o processo é diferente. Nesse caso, faz deslizar o painel a partir da zona inferior do ecrã. Toca no modo avião que vai ficar laranja quando ativado. Espera 15 segundos e desativa-o.

3. Reinicia o smartphone

O velho truque de desligar e voltar a ligar o smartphone vai melhorar o sinal de rede, uma vez que redefine componentes e processos de software.

É eficaz porque elimina falhas temporárias, atualiza as ligações à rede, reinicia os modems do equipamento, encerra aplicações a correr em segundo plano e ainda restabelece a comunicações com as torres de comunicações móveis.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt