NordVPN estudou a Darkweb e desvenda as maiores ameaças para 2024

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Os especialistas da NordVPN estudaram o maior fórum da Dark Web para descobrir quais os tópicos mais discutidos que podem representar uma ameaça à cibersegurança, no decorrer de 2024.

Depois de uma análise aprofundada, as previsões dos analistas apontam para três tópicos que podem transformar-se em ameaças para os utilizadores: divulgação de nudes, uso de tecnologia de Inteligência Artificial em burlas e ainda cursos de hacking. Explicamos-te como quando um destes três tópicos podem representar um perigo à tua segurança online.

1. Inteligência Artificial pode ajudar hackers

Há uma procura crescente por tutoriais sobre como usar tecnologia IA para ataques mais fáceis, rápidos e eficazes.

“A utilização de ferramentas de IA vai facilitar a automatização de uma parte significativa dos ataques de phishing, e prevê-se que a frequência desses ataques aumente no futuro, trazendo importantes ameaças à cibersegurança”, esclarecem os especialistas da NordVPN.

Por outras palavras, a tecnologia de IA vai facilitar e acelerar a realização de ataques de hackers, o que pode potencialmente aumentar o número desses mesmo ataques.

2. Divulgação de "nudes" pode aumentar substancialmente

Na análise feita ao maior fórum de Dark Web, os especialistas da NordVPN encontraram milhares de comentários sobre imagens nudes (fotos de nu explícito).

“Tal significa que no próximo ano assistiremos a ainda mais ataques, em que fotos de pessoas nuas serão vazadas. Outro caminho que os criminosos podem seguir é usar IA ou tecnologia deepfake para criar nudes falsos para enganar os compradores deste tipo de artigos”.

Para evitares ser vítima de um ataque deste tipo, os especialistas aconselham a que não sejam enviadas fotos através de redes sociais e que os utilizadores recorram a soluções de nuvem encriptadas para a partilha de imagens.

3. Número de hackers amadores vai crescer

A cada dez posts no fórum da Dark Web, um era sobre aprender como executar algum tipo de ataque. Entre os tópicos mais comentados estavam: “como fazer doxxing”, “lista de recursos úteis para pentesters (invasores) e hackers”, “como hackear o WhatsApp do seu amigo enviando um único link”, “como invadir instantaneamente contas do TikTok com facilidade”, “curso de hacking de Wi-Fi”, e outros.

Isto significa que os hackers estão a partilhar os seus conhecimentos e podemos esperar que o número de hackers amadores aumente em conjunto com o número de ataques que executam. Por esta razão, os utilizadores devem levar ainda mais a sério a necessidade de aprender sobre cibersegurança e manterem-se atualizados sobre os mais recentes ataques.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt