Depois dos Tesla o veículo elétrico mais vendido nos EUA não é um carro

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Que os Teslas Model Y e Model 3 foram os dois modelos de veículos elétricos mais vendidos nos EUA em 2023, provavelmente já saberás. E que continuam a vender que nem pãezinhos quentes em 2024, também. Mas... e o terceiro veículo elétrico mais vendido?

De acordo com a revista norte-americana Elerclerk, o terceiro EV mais vendido em 2023 – e que continua nesta tendência - não tem quatro, mas duas rodas! Dá pelo nome de Lectric XP 3.0 e é uma simples bicicleta elétrica.

Lectric XP 3.0 e.bike

Se a comparação entre automóveis e bicicletas elétricas, à partida, parece bizarra, a verdade é que reflete a loucura que o mercado norte-americano tem demonstrado por estas ‘biclas’ com apoio de um motor movido a eletricidade.

Revolução elétrica...

“A Lectric eBikes é uma das empresas de bicicletas elétricas que mais cresce na América, tendo vendido mais de 400.000 unidades nos seus primeiros quatro anos” referem os responsáveis da empresa, citados pela Elerclerk.

E a popularidade que a empresa está a registar tem sobretudo um nome: Lectric XP 3.0 e-bike.

Existem vários fatores que contribuem para o sucesso desta bicicleta. O primeiro é certamente o papel que os modelos elétricos de duas rodas estão a ganhar na chamada mobilidade sustentável.

Nos últimos anos, os condutores de automóveis têm escolhido as duas rodas, à medida que as e-bikes se assumem numa verdadeira alternativa. Por exemplo, para as viagens locais mais comuns, que permitem fugir ao trânsito, poupar combustível e fazer algum exercício.

E há o impacto ambiental positivo, a partir da redução da dependência dos combustíveis fósseis, algo que seduz cada vez mais pessoas preocupadas com a sua pegada de carbono.

Mas o que torna a Lectric XP 3.0 diferente das outras e-bikes?

... e a força do Marketing!

Na verdade, o sucesso desta “bicla” da Lectric, de acordo com a revista norte-americana, deve-se sobretudo à relação entre as suas características e o preço.

Lectric XP 3.0 e-bike

Por 999 dólares, os compradores levam uma bicicleta dobrável, com pneus todo-o-terreno de 20”x3”, suspensão de garfo e travões de disco hidráulicos à frente e atrás.

O motor é uma versão de 500W, capaz de atingir perto de 1.000W de pico. E o utilizador pode optar por baterias de lítio de duas dimensões e capacidades, capazes de garantir uma autonomia de 70 ou 105 KM.

A Letric acena ainda com um conjunto de acessórios que permitem transformar a XP 3.0 num modelo que transporta mais uma pessoa, ou que permite tornar o seu utilizador num verdadeiro ‘uber eats’ sustentável.

Apesar do sucesso apregoado pela marca, a XP 3.0 apenas está à venda, de momento, nos EUA e Canadá.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.