Deepfakes: Tom Cruise, George Lucas e Robert Downey Jr em debate! (vídeo)

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Embora possam ser utilizadas para fins nocivos, as Deepfakes conseguem produzir resultados bastante hilariantes e estranhos. Exemplo disso é este vídeo do site Collider que coloca Robert Downey Jr., Tom Cruise, George lucas, Ewan McGregor e Jeff Goldblum a debater sobre os serviços de streaming existentes.

Como podes ver pelo vídeo, é óbvio que as celebridades não estão lá em pessoa, tratando-se de imitadores a imitar a voz e maneirismos de cada um. Contudo, a forma como as caras são colocadas com tecnologia Deepfake é impressionante. Quando a câmara passa para um plano largo com os 6 indivíduos, é quase impercetível que se tratam de caras falsas.

Josh Robert Thompson, o imitador de Jeff Goldblum, publicou no Twitter uma GIF que demonstra um pouco do processo necessário para trazer este vídeo à vida. Como podes ver, as Deepfakes utilizam um simples processo de "copy e paste" da cara dos atores, produzindo resultados finais bastante interessantes.

Deepfakes continuam a causar reacções mistas

As Deepfakes utilizam inteligência artificial para substituir a face de pessoas ou mesmo animais em vídeos. Caso pesquisas por "deepfakes" no YouTube, verás resultados muito interessantes como o dado neste artigo, de celebridades em corpos que não são os seus.

Contudo, existe muita especulação sobre o uso de Deepfakes como arma política. Utilizando exemplos mais avançados, é possível colocar qualquer político ou figura influente a dizer qualquer tipo de discurso. Contudo, até agora a utilização mais nociva das Deepfakes tem sido em conteúdo pornográfico, onde caras de pessoas e celebridades são inseridas nos vídeos.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.