DECO lança plataforma de verificação da velocidade de Internet contratada às operadoras em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O acesso à Internet é um dos serviços de maior utilidade para a maioria da população em Portugal, seja para fins laborais, ou para diversão, entretenimento e acesso à informação. É também um dos pontos que originam mais reclamações junto das operadoras.

Perante esta realidade, a DECO, organização de defesa do consumidor, afirma que as condições dos serviços de fornecimento de Internet fixa nem sempre correspondem ao anunciado pelos operadores portugueses. Agora, há uma nova ferramenta de verificação.

Comprova a velocidade de Internet fixa anunciada pelas operadoras em Portugal

DECO Internet Portugal
O novo portal está disponível através da página oficial da DECO.

A nova plataforma foi criada após a DECO ter recebido mais de 20 mil contactos e queixas em 2020.

Perante esta notória insatisfação com o serviço prestado pela MEO, NOS, Vodafone e NOWO em Portugal a associação lança agora uma ferramenta que permite medir a velocidade de Internet de cada consumidor.

O objetivo passa por demonstrar a realidade (recebida) face à realidade contratada no serviço de acesso à Internet. Desse modo, em caso de manifesta violação, o consumidor também saberá os passos para uma reclamação eficaz.

De acordo com a DECO, as telecomunicações têm estado, de forma consistente nos últimos 15 anos, no TOP 3 das reclamações e pedidos de informação que chegam a esta entidade.

O acesso à Internet fixa é uma das queixas recorrentes em Portugal

Mais concretamente, só em 2020, a organização de defesa do consumidor recebeu 20.639 contactos sobre o tema, sendo que os pacotes TV+Net+Voz constituíram cerca de 85% das questões relacionadas com as telecomunicações.

A NOS e a MEO são as operadoras mais referidas nas reclamações sobre a velocidade da Internet em Portugal.

Neste sentido, a DECO criou uma ação para apelar a melhores condições na prestação de serviços de Internet fixa. Assim, para a materializar, a organização de defesa do consumidor disponibiliza uma ferramenta de medição de velocidade de Internet,.

A mesma pode ser encontrada em http://www.velocidadeinternet.pt, com. Também aí poderão dar início ao processo de reclamação consequente para os casos de medições que apresentem resultados francamente abaixo do contratado.

Segundo Tito Rodrigues, Public Affairs e Media Relations da DECO PROTESTE "(...)esta ferramenta permite então avaliar a velocidade da internet fixa dos consumidores, confrontando com o serviço contratualizado (...)".

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.