Cuidado! O Facebook processou os programadores destas aplicações fraudulentas

António Guimarães
Comentar

O Facebook colocou um processo em tribunal contra dois programadores de aplicações fraudulentas. Chamam-se LionMobi e JediMobi, oriundos do continente asiático. As apps destas empresas foram apontadas como fraudulentas pois instalam malware no telemóvel do utilizador.

Posteriormente, o malware é utilizado para clicar em anúncios, sem conhecimento do utilizador. A prática fraudulenta foi descoberta pelo Facebook, cuja rede interna de anúncios estava a ser utilizado pelas apps para gerar receitas.

No entanto, ambos os programadores continuam ativos na Play Store, e as suas aplicações disponíveis. Assim sendo, recomendamos vivamente que não instales nenhuma destas aplicações:

  • Calculator Plus (Jedimobi)
  • Fat Burning Workout (Jedimobi)
  • Color Note Pad (Jedimobi)
  • Power Clean - Optimize Cleaner (Lionmobi)
  • Power Security-AntiVirus Clean (Lionmobi)
  • Network Master - Speed Test (Lionmobi)
  • Power Battery - Battery Saver (Lionmobi)

Entretanto, o Jedimobi e Lionmobi foram banidos da rede de anúncios do Facebook e os anunciantes devidamente reembolsados. Resta saber se a Google irá agir de alguma forma sobre esta situação.

Tem atenção às apps que instalas no telemóvel

Como pudeste ver pela lista, as aplicações da Jedimobi e Lionmobi são bastante chamativas e podem atrair utilizadores mais ingénuos. Apps de exercício ou de tomar notas são uma pesquisa popular.

Ainda mais popular são apps de manutenção de telemóvel. As famosas apps de limpeza, antívirus ou poupança de bateria. Acredita, o teu telemóvel já tem as ferramentas necessárias. A esmagadora maioria deste tipo de aplicações vai tornar o teu telemóvel mais lento ou vítima de software malicioso.

Queres manter o teu telemóvel seguro? Eis algumas dicas:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.