Cuidado: Confirma que não tens estas 6 aplicações Android com Spyware

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Foram detectadas 6 aplicações Android na Google Play Store com um Spyware complicado de perceber. As aplicações parecem inofensivas, porém, estão longe disso mesmo.

Ainda que as aplicações referidas já tenham sido expulsas da Google Play Store, quem as tinha instaladas continua a ter. Ou seja, terás mesmo de confirmar que não as tens. Se, por ventura, as tiveres instaladas, elimina-as e elimina a password de tudo quanto é sítio.

As aplicações Android apanhadas com malware são as seguintes:

  • Flappy Birr Dog - Desenvolvedor "tassaly"
  • FlashLight - Desenvolvedor "mobistartapp"
  • Win7imulator - Desenvolvedor "mobistartapp"
  • Win7Launcher - Desenvolvedor "mobistartapp"
  • Flappy Bird - Desenvolvedor "tassaly"
  • HZPermis Pro Arabe - Desenvolvedor "coderoute"

O que fazia este Spyware:

O spyware com o nome de "Mobstspy" era bem disfarçado nas aplicações. De acordo com as informações, o spyware fornecia imagens idênticas ao Login do Facebook ou do Google para que fossem introduzidos os dados e, dessa forma, gravares o progresso do teu jogo ou detalhes de aplicação.

Porém, assim que introduzes as informações, como o teu email e password, dá-te como "erro" sem conectar a lado algum e manda as informações para um desenvolvedores.

Assim sendo, os utilizadores com as informações conseguem entrar no teu Facebook, conta Google ou qualquer outro local em que o teu email e password seja a mesma.

Brasil foi um dos países com consideráveis instalações

O pessoal da "trendmicro", quem encontrou o spyware, referiu ainda que todas estas aplicações contam com mais de 100 mil instalações e que no Brasil foi um dos 10 países que mais instalou a aplicação.

O que é que a Google pode fazer para resolver estes problemas na Google Play Store?

As atualizações da aplicação da Google Play Store servem para detectar este tipo de apps. Ademais, as Google está constantemente a apagar aplicações que podem ser prejudiciais para os utilizadores.

Aliás, a última medida da empresa de Mountain View em restringir o acesso às SMS e chamadas de voz, está a ser muito criticada pelos desenvolvedores mas dão mais segurança aos utilizadores.

Em suma, esperemos apenas que as aplicações Android comecem a ser mais seguras no futuro. Começa a ser demais este tipo de situações.

Editores 4gnews recomendam:

Smartphones: Os melhores do momento para fotografia e vídeo

Samsung Galaxy S10: O tamanho das baterias de todas as variantes

Apple: iPhones de 2019 deverão ter novas possibilidade muito solicitadas

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.