Coronavírus: Facebook bane anúncios que promovem desinformação

António Guimarães
Comentar

O Facebook está a esforçar-se para lutar contra a desinformação na rede social, no que concerne ao Coronavírus. A empresa anunciou recentemente os seus planos para identificar e remover informações falsas sobre a doença. Adicionalmente, anúncios que promovam curas e tentem criar histerismo serão banidos.

Um porta-voz do Facebook afirmou que a rede social não irá tolerar anúncios que promovam curas por tempo limitado ou que garantam algum género de prevenção contra a doença. As mesmas políticas também se aplicam ao Marketplace, o ponto de venda e compra da rede social, semelhante ao OLX.

Uma posição mais favorável para o Facebook

O Facebook tem recebido bastantes críticas no que toca às suas políticas de anúncios. Ao contrário de outras plataformas como o Twitter e o Spotify, o Facebook decidiu permitir anúncios de contexto político na rede social, independentemente do seu teor. Desta forma, campanhas políticas podem espalhar desinformação sem grandes consequências no Facebook.

Contudo, tratando-se de uma situação grave como a do Coronavírus, é bom que o Facebook não tenha vacilado nas políticas mais restritivas. Esta não é a primeira vez que a rede social altera as suas políticas devido a questões de saúde pública.

Em 2019, o Facebook "apertou o cinto" no que toca desinformação de grupos ou indivíduos anti-vacinação, um tema bastante quente nos Estados Unidos. Embora ainda alguns anúncios controversos escapem, a rede social já não permite abusos.

Primeira vacina está pronta para testes

Através da empresa americana Moderna, foi anunciada a primeira vacina contra o Coronavírus. A vacina já está supostamente pronta para ser testada em seres humanos e poderá estar pronta já em julho, podendo marcar uma reviravolta nesta situação.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.