Conhece o verdadeiro fato do Iron Man. Até consegue voar! (vídeo)

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Adam Savage, ex-membro do programa de ciência Mythbusters tem um sonho: criar um fato funcional do herói da Marvel, Iron Man. Contudo, a intenção não era apenas criar um fato realista para usar no carnaval.

Savage queria que o fato fosse leve o suficiente para poder voar. Assim sendo, Savage recrutou uma equipa da Colorado School of Mines para ajudá-lo a construir o fato. Antes de entrarmos em detalhe vê o vídeo completo desde a construção aos testes de voo.

Como o fato de Iron Man foi tornado realidade

Savage e a sua equipa utilizaram como material principal titânio, feito em impressora 3D. Foram ainda utilizados materiais adicionais como nylon, fibra de vidro e uretano para revestimento. O fato inclui ainda dobras e juntas para se assemelhar ainda mais ao fato verdadeiro.

Em relação ao poder de propulsão e voo, a equipa utilizou 5 mini-motores de jato, cada um com 1000 cavalos de potência. Os motores ficaram colados ao exoesqueleto ao estilo de um jetpack. Dois propulsores em cada braço proporcionam equílibrio.

O fato foi ainda testado à prova de balas. Savage afirma que se existisse um Tony Stark na vida real, estas seriam as tecnologias que ele utilizaria.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.