Sem Título

Ao inicio da tarde marcamos presença na conferencia de imprensa da parceria da Liga NOS com a Samsung e como já tínhamos anunciado foi revelada a surpresa para o “Clássico Português”, a introdução dos oculus Gear VR da Samsung no futebol.

Agora vamos da um olhar mais atento a como tudo se vai processar, como é que vamos ter acesso a esta tecnologia e quais são as previsões para o futuro.

   

A parceria entre a Liga, a NOS, a Samsung e a Sport tv fez com que fosse possível montar toda a estrutura que esta tecnologia precisa, a utilização da realidade virtual ainda não vai cobrir todos os jogos da liga mas será um pequeno teste a esta tecnologia que se estreia pela primeira vez no mundo em solo português.

Todo este sistema precisa de uma estrutura bem acima do normal onde cada um dos seus parceiros tem um papel fundamental, onde a Samsung disponibiliza a tecnologia dos oculus Gear VR que terão acesso a seis camaras de 360 graus colocadas por trás de cada uma das balizas, duas camaras nos bancos de suplentes e ainda uma na tribuna vip para levar o lado mais social ao encontro dos espectadores.dragao

Toda esta rede de camaras e transmissão de imagem não poderia ser suportada por uma rede comum e ai entra a NOS ao montar uma estrutura no estádio do dragão onde disponibiliza uma rede de fibra óptica de 1 GB por segundo e ainda uma rede 4G de 300 Mb por segundo.

Esta tecnologia vai estar disponível para todos os subscritores do serviço Sport TV através da plataforma sport tv multiscreen, onde poderão alterar a camara que pretendem ver assim como o ângulo de captura, mas como com os oculus VR tem outro encanto esta parceria criou alguns pontos onde poderás experimentar todo este sistema.

O ponto principal para experimentar esta tecnologia será a tribuna do estádio do dragão, já para os utilizadores comuns vão poder testar esta tecnologia no cinema NOS do Colombo ou na loja da samsung do forum Almada.

O futuro é um tema que nenhum dos parceiros esteja a pensar mas caso esta ideia seja testada com sucesso a sua implementação nos restantes jogos da liga pode ser a solução e talvez um dia o 3D se possa juntar a esta nova tecnologia.

Talvez queiras ver: