Confirmado! Netflix e YouTube vão limitar qualidade de transmissão na Europa!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois do pedido feito ontem pela União Europeia, tanto a Netflix com o YouTube demoraram menos de 24 horas para comunicar oficialmente que, irão realmente limitar a qualidade disponível nas suas plataformas. As novas medidas vão limitar o consumo dos conteúdos a uma resolução 480p e deverão manter-se ativas durante pelo menos 30 dias.

Resumindo, pelo menos na Europa, é melhor esquecermos conteúdos de alta definição online durante os próximos tempos. O grande motivo é simples, quarentena de milhões de pessoas graças à pandemia do Coronavírus.

O consumo de internet na Europa disparou para valores nunca vistos

Com o espalhar do COVID-19 por toda a Europa, a quarentena imposta (recomendada) a milhões de pessoas levou a que o consumo de internet a nível global aumentassem de forma exponencial. Habitualmente a internet tem 2 ou 3 horas de ponta ao final do dia, quando a maioria das pessoas chega a casa. Agora, de acordo com um executivo da Vodafone UK, esse período estendeu-se para praticamente 12 horas diárias.

O problema não se limita ao consumo de conteúdo média em plataformas como o YouTube, Netflix ou HBO. O mundo dos vídeo-jogos online continua a crescer a olhos vistos e, hoje em dia já é raro o jogo em que o seu mais popular modo não é o multiplayer.

Com o suspender de escolas, universidades e empresas a tentarem fazer a transição para "trabalho remoto", o volume do consumo de internet está a chegar a níveis que começam a preocupar os vários organismos responsáveis.

De forma a tentar evitar o caos que seria, a internet deixar de funcionar, decidiram lançar o apelo para que serviços "não essenciais" limitassem a qualidade disponibilizada aos utilizadores.

Faz assim tanta diferença o streaming de conteúdo em HD e 480p?

O impacto destas medidas será certamente visível a partir do primeiro dia. Habitualmente, uma hora de streaming de conteúdo em HD pode alcançar um consumo de 3GB. Por outro lado, caso o mesmo conteúdo seja limitado a 480p, baixa para sensivelmente 1GB.

Ainda que muitos utilizadores possam ficar frustrados com o facto de não conseguirem ver as suas séries, filmes ou vídeos em alta difinição, não há dúvida que estas medidas terão um impacto real e instantâneo.

Quando vai o YouTube e a Netflix limitar a qualidade dos seus conteúdos

Apesar de já terem confirmado que irão implementar estas limitações, ainda não foi confirmado oficialmente quando irão entrar em vigor. No entanto, é de esperar que isso possa acontecer até ao final da semana, visto que cada vez mais o volume no consumo de internet irá continuar a aumentar.

Editores 4gnews recomendam:

  • União Europeia pede ao YouTube e Netflix para limitarem os seus serviços para evitar problemas!
  • Tens um telemóvel Android Go? A Google criou uma app de câmara para ti
  • Coronavírus: YouTube vai começar a mostrar vídeos de "confiança" na página principal
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.