Computador lento? A culpa pode ser do teu Disco Rígido!

Fábio Machado
Fábio Machado
Tempo de leitura: 4 min.
computador lento disco rígido
Computador lento? O disco rígido pode ser o culpado!

Certamente já passaste por isto uma ou outra vez. O teu PC (Windows ou Mac) era rápido quando o adquiriste mas, com o passar dos anos, ou por vezes alguns meses, a sua rapidez foi decaindo. Sentes o teu computador lento? Sabes se o teu equipamento ainda utiliza um disco rígido? Então a culpa pode mesmo ser deste disco rígido. Como descobrir e tirar as dúvidas?

Vê ainda: Samsung Galaxy J5 Pro é o reforço para o Galaxy J5 (2017)

É precisamente sobre isso que agora vamos falar, teu computador está lento ou demora a arrancar? Já fizeste aqueles passos que te ensinei neste artigo sobre como acelerar o arranque do teu PC? Mesmo depois do PC arrancar continua lento? Pois bem, isso pode ser sinal de que o teu disco rígido pode estar a chegar ao fim de vida. Sim, os discos rígidos possuem um tempo de vida limitado.

Como saber se o teu disco está ou não de boa saúde?computador lento disco rígido

Este programa permite-te monitorizar o teu disco desde temperatura atual, percentagem de vida, há quantas horas está ON sem ser desligado, quantas horas já tem de vida desde que compraste o teu PC e até te dá uma estimativa de quantos dias ainda tem de vida. É um programa pago, mas com a versão trial consegues ver perfeitamente o que necessitas.

O "segredo" chama-se: Hard Disk Sentinel. Uma ferramenta útil que te permitirá controlar o estado de saúde e outros parâmetros cruciais deste componente importante em qualquer computador. Apesar de os SSD's (solid state drives) estarem em voga, principalmente nos computadores mais económicos os HDD's (hard disc drives) ainda são muito populares e amplamente utilizados.

Vais aceder ao site: https://www.hdsentinel.com/download.php onde poderás fazer o download da versão portable, para não teres de instalar.

computador lento disco rígido
Passo 1

Em seguida extrai o ficheiro .rar compactado para uma pasta vazia, por exemplo no teu ambiente de trabalho para que tenhas acesso fácil ao mesmo. Dentro dessa pasta vais executar o software “HDSentinel” como na imagem em baixo.

computador lento disco rígido
Passo 3

A saúde do disco rígido pode tornar o teu computador lento

Em seguida terás o “Painel Principal” onde vamos poder fazer as leituras básicas.

  1. Performance – Aqui irá aparecer qual o estado da performance do teu disco, se está a 100% ou por exemplo a meio gás (50%). É um bom indicador do desempenho do disco em si. Este valor influenciará diretamente o desempenho da tua máquina portanto tens o teu computador lento, esta pode ser a causa primordial.
  2. Health (saúde) - Este é a leitura mais importante que terás que fazer. Esta irá determinar se o teu disco ainda "está para as curvas" ou se já está a dar as últimas e está na hora de pensar em comprar um novo.
  3. Este é o meu disco D: - secundário HDD – encontra-se em perfeito estado tanto de saúde como de performance e a temperatura dele está a 29 graus.
  4. Este é o meu disco C: - principal SSD – encontra-se a 100% de performance, mas de saúde já está apenas a 98% e a temperatura está a 29 graus centígrados.
  5. Power On Time - Este campo indica há quantos dias e há quantas horas está o teu disco ligado.
  6. Estimated Remaining Lifetime - Aqui vai dar-te uma estimativa de quanto tempo (em dias) tem o teu disco.
  7. Este campo vai dar-te indicações daquilo que deves fazer, caso o teu disco esteja em mau estado. Aqui serão apresentadas as sugestões proporcionadas pelo programa.

    computador lento disco rígido
    Passo 4

Sugestão: A partir dos 80% ou menos recomendo que troques o teu disco por outro novo. A essa percentagem o teu PC já começa a sentir e obviamente tens de assegurar todos os teus dados. É normal que sintas o computador lento à medida que este valor vai diminuindo. Acredita em mim, não vais querer perder nada. Antes que o disco se recuse a funcionar, mais vale guardar os dados e pensar num substituto.

Utilizas um SSD ou disco rígido HDD?

Este é apenas um dos principais factores que poderão estar a tornar o teu computador lento. Esperemos que isto te ajude a resolver o teu problema se for o caso. De qualquer forma, convém estarmos atentos a este tipo de parâmetros, ajudando a prevenir potenciais problemas.

Fica atento pois dicas como estas podem “salvar” vidas. Em breve teremos mais dicas e artigos que te poderão ajudar a tirar mais proveito e a cuidar do teu computador, seja ele Windows ou Mac.

Outros assuntos relevantes:

Dupla câmara do OnePlus 5 tem potencial…mas não é a melhor!

Motorola apresentará novo smartphone no dia 25 de julho

Telemóvel Nokia 3310 – Edição especial Putin – Trump