Acelera o arranque do teu computador Windows de forma simples

Fábio Machado
Fábio Machado
Tempo de leitura: 2 min.

Se achas que o teu computador Windows está lento na fase do arranque, ou seja, desde que o símbolo da Windows aparece até que ficas livre para começar a trabalhar, é porque com o passar do tempo com a instalação de vários programas, o teu Startup (onde estão os programas com início automático) começa a ficar sobrecarregado.

Isso tem um impacto direto enorme no início de sessão do teu Windows. Claro que também depende se a aplicação é mais ou menos pesada.

Vê ainda: Space Engineers é a alternativa perfeita ao No Man’s Sky!

Quando o computador é novo tudo corre como o esperado. Mas quando o tempo passa, programas são instalados, memória é guardada e o teu PC deixa de ser aquilo que era, tanto na performance como no arranque.

Vamos então descobrir a melhor forma de resolver a situação.

Como acelerar a rapidez de arranque do teu Windows

Há duas formas de fazer a otimização do teu PC.A primeira que eu aconselho de imediato é utilizar as ferramentas que o Windows já tem por defeito. Só depois, se isso não resolver o problema, passar para aplicações externas ao Windows.

No Windows 10 e 8/8.1 é utilizado o Gestor de Tarefas, se ainda és daqueles que utilizas o Windows 7 a ferramenta é o antigo ‘msconfig’.Deves ter muito em conta que estas aplicações gerem todos os serviços que fazem com que o teu Sistema Operativo funcione, por isso presta bem atenção aos passos seguintes.

No Windows 10, 8/8.1

Clica na barra de tarefas em baixo e com o botão do rato do lado direito escolham a opção "gestor de tarefas"; Depois de abrires o Gestor de Tarefas vais escolher o separador de Arranque; Neste tópico encontras todas as aplicações que de alguma forma fazem com que o arranque do teu PC não tenha tanta qualidade. O que vamos fazer de seguida é desativar todas as aplicações que não te fazem falta no arranque. Pessoalmente tenho algumas e já vais ver a diferença.

Com um click com o lado direito do rato vais escolher a opção “desativar

Todas as aplicações que escolheres desativares vão continuar nesta lista, mas quando reiniciares o teu PC elas já não vão fazer parte do arranque do teu computador Windows.

No meu caso escolhi desativar por exemplo o "Discord", uma aplicação para falar entre gamers quando estou a jogar e também o Plays.tv que grava automaticamente todos os jogos que eu faço. Este tipo de programa não me faz falta que arranquem do computador, muito pelo contrário e como podes ver tinha um impacto de arranque alto.

E Voilà o arranque do teu computador Windows será diferente com certeza!

Lembra-te que o meu caso é certamente diferente do teu. Tenho programas que podes não ter ou vice-versa, assim sendo, escolhe desativar os programas que simplesmente não utilizas mal ligas o teu computador. Pequenos dicas como esta melhorarão a interação com o teu PC.

Outros assuntos relevantes:

Extensor de Internet – Como configurar em 10 simples passos?

LG G6+ já teve direito a vídeo oficial que revela as suas peculiaridades

Dica: Recupera as passwords esquecidas em Windows ou Mac