Recentemente, questionámos os nossos leitores se seriam capazes de comprar um smartphone sem os acessórios a que estamos habituados. Falamos, é claro, do carregador e dos auriculares. Isto porque de acordo com rumores, a Apple não irá incluir acessórios no iPhone 12 e a Samsung está a considerar fazer o mesmo.
Smartphone sem acessórios tem de ser mais barato (44%)
A maioria dos nossos leitores concorda que se as fabricantes vão deixar de incluir acessórios na caixa, tem de haver obrigatoriamente uma redução no preço do final do equipamento. Afinal, se arredondarmos, são cerca de 40-50 euros a menos num smartphone sem acessórios.
No caso da Apple, um conjunto de tomada mais cabo Lightning originais totalizam 50 euros. Caso esta mudança não se reflita no preço do equipamento, o consumidor vai sentir-se bastante "roubado".
Comprar um smartphone sem acessórios é inaceitável (29%)
Para a segunda maioria dos nossos leitores, simplesmente não faz sentido comprar um telemóvel sem direito aos acessórios. De facto, o argumento da conveniência é o maior a favor dos consumidores. Desde o advento dos smartphones que os carregadores vieram sempre incluídos.
Utilizar o carregador incluído é um hábito (23%)
Muitos de nós tem uma gaveta cheia de carregadores em casa. Contudo, isso não justifica negar ao consumidor o acessório. Afinal, quem quer comprar um smartphone para depois ter de adquirir o carregador à parte e arriscar-se não encontrar por alguma razão?
Argumento ambiental é o mais convincente
Na minha óptica, o argumento sobre o ambiente é o que faz mais sentido. A verdade é que estamos constantemente a produzir tecnologia, o que leva a lixo eletrónico, que é extremamente difícil de reciclar. Com menos carregadores a circular, a carga seria aliviada.
Editores 4gnews recomendam: