5 vantagens de comprar computadores recondicionados

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Os computadores recondicionados são uma boa forma de ter um desktop, ou portátil da Lenovo, ASUS, HP e outras marcas a preço acessível, mas há mais vantagens ao comprar um PC recondicionado que aqui damos a conhecer.

A atenção dada ao consumidor, a personalização e opções de compra em Portugal fazem com que os recondicionados valham a pena. São produtos "refurbished" com selo de garantia das melhores marcas de computadores e portáteis.

1. Preço mais baixo em computadores

A vantagem imediata de comprar um computador recondicionado é o preço mais baixo, por norma. Este é o fator mais atraente, mas deves ter em consideração as caraterísticas dos PCs recondicionados para que satisfaçam as tuas necessidades.

Podes comprar computadores recondicionados para trabalhar em casa, para navegar na Internet, produção profissional de conteúdos, ou para jogar. Ao comprar um PC gaming recondicionado mais barato tens a melhor relação preço / qualidade.

Por isso há uma grande oferta de computadores recondicionados, seja um portátil da Lenovo, ASUS, HP e outras marcas, e dos desktop fixos. Assim, os recondicionados são uma boa forma de poupar e ter uma máquina certificada a trabalhar bem.

2. Qualidade e confiança nos recondicionados

Os portáteis recondicionados podem nunca ter sido ligados, estando praticamente como novos. De qualquer modo, é importante ter a certeza que o computador está em ótimas condições cosméticas e de funcionamento, isto antes de o comprar.

Por isso, destacamos a P-Telemóveis, empresa portuguesa que faz um recondicionamento cuidado ao exterior, bem como ao interior do computador. Logo após, verificam todas as portas USB e demais conetividades, certificando-se que o equipamento está pronto para utilização.

A bateria é testada, garantindo um bom desempenho da mesma, ou seja, que apresente e mantenha uma boa autonomia. Relembrando que as baterias não viciam, mas têm sim, capacidade ou ciclos de bateria finitos (carga/descarga).

Mais ainda, os acessórios como o carregador do portátil são limpos e bem-acondicionados e acomodados em caixa. Algo que não sabemos ao recorrer a particular, sendo mais seguro comprar portáteis recondicionados em lojas de confiança.

Podes personalizar os computadores recondicionados

Caso estejas interessado num computador usado, ou iMac recondicionado, podes pedir mais fotografias da unidade em questão e, assim, garantir que o seu estado cosmético é do teu agrado. Além disso, podemos personalizar os pedidos.

Isto é, podes pedir que incluam mais memória RAM nos portáteis recondicionados e demais produtos, ou solicitar a troca de um disco rígido (HDD), por um SSD. Assim, a ficha técnica dos recondicionados pode ser melhor que as configurações de fábrica.

3. Segurança e garantia dos equipamentos

Ao comprar equipamentos recondicionados é importante que estes venham formatados, sem dados ou indícios do antigo utilizador. A limpeza e formatação garantem que os recondicionados estão como novos, garantindo uma boa compra.

Importa ter o sistema operativo Windows configurado para português, bem como o layout, ou disposição do teclado. Nesse sentido, destacamos a prática da P-Telemóveis ao incluir, ou já aplicar, autocolantes no teclado para usar sem problemas em Portugal.

A garantia é obrigatória, seguindo as normas europeias, tanto num artigo novo (2 anos) como num recondicionado (1 ano). Mais ainda, a P-Telemóveis oferece a possibilidade de estender o ano de garantia para dois, ou três anos, além do seguro.

Destacamos ainda a assistência pós-venda na P-Telemóveis, loja que dispõe de um centro técnico eletrónico com 20 técnicos especializados. Se o computador avariar, o teu investimento está protegido.

4. Impacto ambiental reduzido

Os recondicionados são revistos em loja, substituindo qualquer componente de forma a garantir o pleno funcionamento dos portáteis, PCs e desktops. São máquinas que, de outro modo, iriam parar ao contentor, promovendo assim a redução do lixo eletrónico.

Ao comprar um PC recondicionado estamos a promover a economia circular, a reaproveitando um equipamento que ainda tem muito para oferecer. No fim da vida útil, os computadores e portáteis são reciclados, minimizando a pegada ecológica.

Aliás, ao comprar produtos recondicionados evitamos que sejam produzidos novos equipamentos, portanto, minimizando o consumo dos recursos naturais da Terra.

5. Comprar em Portugal

Através das lojas físicas, ou online, é fácil decidir onde comprar portáteis recondicionados e outros produtos. A 4gnews, em parceria com a P-Telemóveis, dá aos leitores a possibilidade de poupar 20 € na compra de qualquer computador recondicionado.

Usa o voucher ou código promocional 4GNEWS20 para aproveitar o desconto. Relembramos que tens 14 dias para devolver o produto se não estiveres satisfeito, usufruindo de portes de envio grátis em compras superiores a 250 €.

A P-Telemóveis é uma empresa portuguesa integrada no mercado das Telecomunicações, fundada em 2005, sediada em Leiria, com duas lojas no Distrito (Gândara dos Olivais em Leiria e Caldas da Rainha) e a loja online, com mais de 10 000 artigos.

Vê todos os computadores recondicionados com preços exclusivos na P-Telemóveis

Tens cinco métodos para pagamento, a saber: referência multibanco; transferência bancária; Paypal; MBWay; pagamento à cobrança em Portugal. O envio da encomenda é feito em 24 horas após o pagamento, com entrega rápida.

O que é um computador recondicionado?

O computador recondicionado pode já ter sido usado, além de poder ter marcas de uso, ou pequenos riscos no exterior, mas nada que afete o seu funcionamento. Aliás, estes produtos foram revistos cuidadosamente, garantindo a boa ordem de trabalho.

A proveniência do material recondicionado é variada, podendo ser overstock, devoluções de clientes e pedidos cancelados (não usados), ou produtos novos em exposição, além das unidades de demonstração em loja, entre outras fontes.

Em síntese, os recondicionados são uma boa compra para uso doméstico, ou profissional e empresarial, permitindo ao consumidor poupar dinheiro e minimizando o impacto ambiental do setor tecnológico.

Antes de ires, fica a saber o que são telemóveis recondicionados, com dicas de compra em Portugal. Além disso, descobre os melhores monitores baratos para PC, com ótimas compras.

Artigo escrito em parceria com a P-Telemóveis.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.