Android - Como instalar ficheiros APK - Guia passo-a-passo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.
Android APK como instalar ficheiros
Sabes como instalar, em segurança um APK no teu Android? @pctechmag

APK's para Android, sabes o que são? A sigla APK significa (Android app package). São um formato comum para partilha de ficheiros Android mas para alguns utilizadores continuam a ser algo de misterioso. Posto isto, para que da próximo vez que partilhemos uma atualização de alguma App com o seu APK, resolvemos compilar este guia.

Vê ainda: 27 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Praticamente todos os dispositivos Android permitem a instalação de Apps a partir de ficheiros APK. Contudo, e por questão de conveniência e segurança dos utilizadores menos experientes a instalação de Apps de fontes desconhecidas está, por norma, desativada.

Para além disso, a partir do Android 4.0 a Google passou a verificar as Apps que tu instalas via side load (a partir dos ficheiros APK). Desta forma consegue identificar ameaças de malware a título de exemplo.

Como instalar uma nova APK no teu Android segue estes passos:

  1. Permitir a instalação de Apps de fontes desconhecidas.
  2. Para tal vai a Definições – Segurança e seleciona “Fontes Desconhecidas”.
  3. Instalar o APK a partir de um Gestor de Ficheiros.
Permitis-te a instalação a partir de fontes desconhecidas, ótimo. Agora só te falta instalar aplicação a partir do seu ficheiro APK. Para tal necessitarás de, em primeiro lugar, mover este ficheiro APK que acabaste de descarregar para a memória interna do teu dispositivo. Em alternativa poderás descarregar os ficheiros diretamente a partir do teu smartphone - procedimento mais rápido.

Exploradores de ficheiros para Android facilitam a tarefa

Por último necessitarás de uma aplicação que te ajude a encontrar o ficheiro que acabas de descarregar, a menos que o teu dispositivo já traga um incluído. Apesar de o Android instalar, por norma automaticamente este conteúdo, convém ter um explorador de ficheiros.

Aqui bastará um típico Gestor de Ficheiros como o ES File Explorer que podes descarregar aqui na Google Play Store. Tens também o novo Files Go da própria Google, entre outras alternativas. Agora, através da aplicação que acabaste de descarregar podes instalar qualquer ficheiro deste género no teu Android.

Espero que este pequeno guia te ajude a esclarecer qualquer dúvida relativamente ao processo de instalação destes formatos de ficheiro. Por norma, várias aplicações disponibilizam as novidades "empacotadas" neste formato e já foram vários os nossos leitores a inquirir sobre os riscos e procedimento de instalação de uma APK. Por isso mesmo, resolvemos arregaçar as mangas e compilar este pequeno guia.

Se restar alguma dúvida deixa-nos as tuas questões e dúvidas aqui em baixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Sony Xperia – Serão estas as primeiras imagens dos Xperia bezel-less?

Samsung Galaxy A8 (2018) será um topo de gama com um preço justo

Google Play Store atualizada com a versão 8.5.37 – Download

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.