Comissão Europeia vai punir a Google por práticas abusivas no Android

Joel Santos
Joel Santos
Tempo de leitura: 1 min.

Para quem não sabe, a Comissão Europeia irá lançar muito em breve um plano para definir como penalizar a Google pelas práticas agressivas que, por vezes, pratica.

De acordo com um relatório obtido pela Reuters (fonte),a Comissão Europeia está a regular normas que impeçam a Google de oferecer descontos ou mesmo pagamentos em troca de apps pré-instaladas nos smartphones bem como publicidades agressivas presentes em muitas apps. Para tal, e de acordo com os leaks, a Comissão Europeia deverá penalizar a Google naquilo que eles mais valorizam: os lucros. Desta forma, a Comissão Europeia poderia determinar a penalização (que se deverá traduzir numa multa) com base na receita de cliques europeus provenientes dos anúncios presentes um pouco por todas as apps bem como nas aplicações pré-instaladas dos smartphones.

Vê também: Chromecast Ultra: 4K, HDR e Dolby Vision incluídos no novo media player da Google

Não se sabe exactamente quais as proporções exactas das multas, mas serão certamente rígidas para tentar que estas práticas de marketing agressivo (que muitas vezes remetem para a própria Google Play Store) se tornem menos frequentes.

À fonte deste artigo não foram dadas quaisquer esclarecimentos por parte da Comunidade Europeia ou da Google. A Comissão Europeia enviou este documento para todos os queixosos que intentaram esta medida contra a Google a fim de serem ultimados os detalhes finais. Mas, ao que tudo parece, a Google deverá mesmo ser penalizada em breve por incentivar práticas de marketing agressivas.

Na minha opinião este é um pau de dois bicos. Se por um lado as publicidades nas apps bem como as apps pré-instaladas serviam para os programadores tirarem algum retorno financeiro do seu trabalho, por outro lado é realmente saturante quando, muitas vezes, somos incomodados com aquelas publicidades irritantes.

Talvez queiras ver:

A apresentação do novo Pixel é uma autêntica fonte de piadas sobre o iPhone 7

Google WiFi: o router da Google que te dará a melhor ligação à internet possível

Google Pixel e Google Pixel XL apresentados oficialmente