Home Android

Comissão Europeia vai punir a Google por práticas abusivas no Android

androidnougat

Para quem não sabe, a Comissão Europeia irá lançar muito em breve um plano para definir como penalizar a Google pelas práticas agressivas que, por vezes, pratica.

De acordo com um relatório obtido pela Reuters (fonte), a Comissão Europeia está a regular normas que impeçam a Google de oferecer descontos ou mesmo pagamentos em troca de apps pré-instaladas nos smartphones bem como publicidades agressivas presentes em muitas apps. Para tal, e de acordo com os leaks, a Comissão Europeia deverá penalizar a Google naquilo que eles mais valorizam: os lucros. Desta forma, a Comissão Europeia poderia determinar a penalização (que se deverá traduzir numa multa) com base na receita de cliques europeus provenientes dos anúncios presentes um pouco por todas as apps bem como nas aplicações pré-instaladas dos smartphones.

   

Vê também: Chromecast Ultra: 4K, HDR e Dolby Vision incluídos no novo media player da Google

Fonte: depositphotos.com
Fonte: depositphotos.com

Não se sabe exactamente quais as proporções exactas das multas, mas serão certamente rígidas para tentar que estas práticas de marketing agressivo (que muitas vezes remetem para a própria Google Play Store) se tornem menos frequentes.

À fonte deste artigo não foram dadas quaisquer esclarecimentos por parte da Comunidade Europeia ou da Google. A Comissão Europeia enviou este documento para todos os queixosos que intentaram esta medida contra a Google a fim de serem ultimados os detalhes finais. Mas, ao que tudo parece, a Google deverá mesmo ser penalizada em breve por incentivar práticas de marketing agressivas.

Na minha opinião este é um pau de dois bicos. Se por um lado as publicidades nas apps bem como as apps pré-instaladas serviam para os programadores tirarem algum retorno financeiro do seu trabalho, por outro lado é realmente saturante quando, muitas vezes, somos incomodados com aquelas publicidades irritantes.

Talvez queiras ver: 

A apresentação do novo Pixel é uma autêntica fonte de piadas sobre o iPhone 7

Google WiFi: o router da Google que te dará a melhor ligação à internet possível

Google Pixel e Google Pixel XL apresentados oficialmente

Viaengadget
Fontereuters
Estudante de Direito e amante de tecnologia. Tudo o que é inovador na vida atrai-me (menos comida muito "fora do normal"). No meio tecnológico, aprecio particularmente smartphones, computadores e automóveis. Integrar a equipa da 4gnews começou por ser um desafio pessoal e agora é um orgulho coletivo.