A Citroën é a mais recente fabricante a revelar um carro elétrico. A empresa francesa tem ganho destaque em Portugal nos seus últimos anos e o sucesso do seu C3 é exemplo disso mesmo.
Mas o mundo avança e a Citroën não quer ficar para trás. Assim sendo, a fabricante está finalmente preparada para entrar num novo mercado que tem potencialidades de crescimento impressionantes.
Novo carro da Citroën será "acessível para todos"
Citroën C4 Cactus - (combustível fóssil)
No trailer de revelação do automóvel podemos ver a Citroën a dizer que ao longos dos seus 100 anos a empresa fabricou carros que era acessíveis a todos e que agora fará um carro elétrico com o mesmo propósito. O novo automóvel será revelado no dia 27 de fevereiro.
Infelizmente ainda não temos a noção de quais os valores que estamos a falar ou qual o modelo que será revelado. A Citroën já nos deu um C-Zero que acabou por passar despercebido por muitos. Um carro pequeno mas com poucas capacidades para competir com os gigantes.
Renault é uma das suas grandes concorrentes
A Renault referiu há pouco que está prestes a lançar o seu K-ZE, um modelo totalmente elétrico que deverá chegar ao mercado por menos de 20 mil euros e pela sua submarca Dacia.
Ainda que seja um carro modesto, este 100% elétrico é elegante com um estilo SUV que tem vindo a conquistar os amantes de carros elétricos um pouco por todo mundo. Isto porque o seu valor promete ser seriamente inferior aos concorrentes.
O preço de um carro elétrico ainda é demasiado alto
Só tens um carro elétrico se souberes em concreto que vai satisfazer as tuas (poucas) necessidades. Digo isto porque, das duas uma, ou compras um modelo barato e tens poucos quilómetros de autonomia e um carro com menor qualidade. Ou então investes forte e compras um Tesla, Jaguar ou até o novo Audi (que podes ver aqui a nossa review). Porém, como referi, o valor não é para qualquer carteira.
Principais vantagens de um carro elétrico
- O ambiente agradece com menos emissões de carbono
- Condução mais silenciosa
- Bom poder de arranque na maior parte dos casos
-
Potenciais desvantagens de um carro elétrico
- Poucos locais de carregamento
- Demora no carregamento
- Pouca autonomia (na maior parte dos casos)
- Condução silenciosa pode ser uma desvantagem
- Troca de bateria (pode ser necessário entre 3 a 10 anos)
- Preço geralmente mais alto
Editores 4gnews recomendam:
- Cuidado se comprares um Tesla em segunda mão! Podes ficar sem algumas funcionalidades
- Reino Unido quer só carros elétricos à venda! Carros a gasolina e gasóleo tem os dias contados!
- Audi e-Tron: carro 100% elétrico e repleto de tecnologia!