Citroën My Ami Buggy: o novo e irreverente carro elétrico "off-road"

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O primeiro vislumbre do Citroën AMI em 2020 deixou-nos perplexos com o design peculiar deste carro elétrico citadino para pequenas deslocações. Entretanto, a versão comercial chegou às lojas em maio de 2021 e rapidamente se tornou uma versão comum nas superfícies de venda como a Fnac. Agora, temos uma nova edição deste pequeno elétrico, o Citroën My Ami Buggy Concept.

Agora com um toque de irreverência e espírito de aventura, o novo Citroën AMI é um todo-o-terreno de pequenas dimensões que pode ser conduzido por qualquer interessado a partir dos 16 anos. Tem autonomia para 70 km e velocidade máxima de 45 km/h.

Pode ser conduzido por jovens a partir dos 16 anos

Há cada vez mais utilizadores a fazerem as suas comutas diárias entre casa e trabalho com veículos elétricos. Assim, neste mercado em crescimento, o novo Citroën AMI apresenta-se com a mesma autonomia de 70 km e velocidade máxima de 54 km/h, mas com uma nova roupagem, irreverente e preparada para desafiar novas paisagens e terrenos.

Trata-se, para já, de um conceito e não de um produto presente nas lojas. Todavia, esta é uma realidade que se pode materializar durante 2022 caso a adoção do novo Citroën AMI se prove uma aposta certa. Até lá, ficamos a conhecer o novo Citroën My Ami Buggy Concept.

O Citroën My Ami Buggy Concept ostenta uma aparência mais agressiva

Citroën My Ami Buggy Concept

Vemos no Citroën My Ami Buggy Concept rodas mais largas, bem como um ligeiro repensar do design da traseira, bem como da parte frontal do carro elétrico. Está também equipado com um para-choques mais substancial, além das proteções para os faróis.

Traços fortes que o tornam apto para os mais audazes que queiram percorrer as estradas junto à praia, ou sair mesmo do asfalto com este pequeno carro elétrico. Aliás, temos até uma roda sobresselente instalada na barra do tejadilho deste veículo.

Aliás, tal como a própria fabricante francesa o reconhece no comunicado à imprensa, o Citroën My Ami Buggy Concept é também uma homenagem ao modelo Citroën Mehari. Assim, pelo menos parte do seu espírito aventureiro é agora reinventado neste elétrico para o século XXI.

Sem portas, mas com mais garra, este é o novo Ami Buggy

Citroën My Ami Buggy Concept: to take Brandon and Brenda to the beach, the forest, the city, the countryside… Everywhere, except in the snow. #MyAmiBuggypic.twitter.com/8iwNrMQCrg

— Citroën (@Citroen) 16 de dezembro de 2021

Em vez das portas, removidas pela Citroën, a fabricante disponibiliza tecidos transparentes que podem ser guardados atrás dos assentos, algo útil em caso de chuva. De qualquer modo, este será um veículo dedicado ao lazer e às aventuras de fim de semana.

Importa também frisar que o interior esquálido da versão original está agora redesenhada. Ainda que continue a ser simples e modular, temos agora um novo aspeto interior neste protótipo que quer ajudar as pessoas a “desfrutar dos tempos livres de uma nova forma, um pioneiro com um estilo extrovertido, colorido e musculado que ambiciona permanecer simples e funcional”.

Habitáculo renovado e mais confortável segundo a Citroën

Citroën My Ami Buggy Concept

A fabricante afirma que a nova versão, mais robusta e ousada, é também mais confortável face ao citadino já no mercado. Recordamos que as principais queixas ao modelo já à venda em Portugal eram devidas aos bancos do carro.

Assim, a fabricante afirma ter melhorado este quesito, ainda que mantenha a tecnologia Advanced Comfort que poucos efeitos surtiu no veículo atual.

We told you that all the jokes have been made about Ami. But if you find new ones for Citroën #MyAmiBuggy Concept, we’ll make it our next post. pic.twitter.com/S7UuvDBFvr

— Citroën (@Citroen) 17 de dezembro de 2021

Por fim, importa notar que este é um veículo conceptual, do qual existem alguns protótipos produzidos. Ademais, a fabricante não revelou dados técnicos do carro, mas contamos com a mesma motorização do AMI convencional. Ou seja, contamos com uma bateria de 5,5 kWh com 75 km de autonomia e um motor elétrico com 8 cv e 40 Nm de binário.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.