WhatsApp introduz função mais pedida pelos administradores de grupos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é a maior plataforma mundial de mensagens e comunicações online, usado mensalmente por mais de dois mil milhões de utilizadores. Desse modo, é apenas natural que o grupo Meta esteja constantemente a trabalhar em novas funções para o serviço.

Com efeito, temos assim uma nova interface para a câmara fotográfica da própria aplicação do WhatsApp para Android, a chegar posteriormente à versão para iOS. Em simultâneo, temos também uma nova e útil ferramenta para os administradores de grupos de WhatsApp.

Há uma nova UI para a câmara fotográfica do WhatsApp em Android

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.1.2: what’s new?WhatsApp is working on a redesigned in-app camera, for a future update!https://t.co/dqjoopnplL

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 15 de dezembro de 2021

Em primeiro lugar, tal como avança a publicação WABetaInfo, dedicada às novidades do WhatsApp, temos um novo aspeto, um design diferente a chegar à aplicação de câmara embutida na app para Android. Em seguida podemos ver o seu novo design.

De acordo com a publicação as principais diferenças estão presentes no botão / interruptor para usar o flash ao captar uma imagem e / ou vídeo para o WhatsApp. De igual modo, também o botão para trocar de câmara receberá uma mudança de aspeto.

WhatsApp cam

Importa notar que estas alterações estão presentes na versão de testes do WhatsApp para Android. Mais concretamente, na versão 2.22.1.2 da app para dispositivos móveis Android, ainda em fase beta, com possível aplicação na versão estável.

Não sabemos, contudo, exatamente quando ou se estas alterações chegarão à versão estável para Android e iOS. No entanto, é provável que tal ocorra com base no histórico de atualizações deste serviço para ambas as plataformas.

Em síntese, será uma mudança estética para tornar a app de câmara mais apelativa aos utilizadores Android e iOS.

Administradores de grupos de WhatsApp poderão apagar mensagens

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.1.1: what’s new?WhatsApp is working on the ability to delete any message in groups for everyone if you're a group admin, in a future update! 🤯https://t.co/oI7fUiJiI3

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 13 de dezembro de 2021

Em segundo lugar temos a confirmação de um importante controlo / poder para os administradores de grupos no WhatsApp. Assim que esta alteração entrar em efeito, qualquer administrador de grupo poderá apagar mensagens dos demais participantes.

Tal medida visa simplificar o processo de moderação dos grupos, com os administradores a terem a faculdade direta para controlar o que é publicado no seu grupo, sem explicações adicionais. Será, contudo, apresentado o aviso de que "esta mensagem foi removida pelo administrador do grupo", tal como podemos ver em seguida.

WhatsApp Admin

A alteração está presente na versão beta 2.22.1.1 do WhatsApp para Android. Dito isto, ainda não está disponível para o grande público, sendo provável que tal aconteça no decurso das próximas semanas.

Em síntese, temos uma mudança de design subtil, bem como um bom reforço para os poderes dos administradores de grupo. Agora, resta por fim aguardar pela efetiva aplicação destas novidades para WhatsApp com as próximas atualizações da app.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.