Reviravolta! CEO Sam Altman regressa ao ChatGPT após ameaça de demissão em massa

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 4 min.

A OpenAI viveu alguns dias de grandes emoções. Após o Conselho de Administração da empresa responsável pelo ChatGPT demitir o CEO Sam Altman, uma onda de protestos entre os funcionários da companhia e até uma ameaça de demissão em massa alcançou seu objetivo: Altman foi recontratado.

Além do retorno do CEO (que já havia sido contratado pela Microsoft na última segunda-feira), a OpenAI cumpriu a outra exigência do abaixo-assinado emitido pelos funcionários: a empresa agora tem um novo Conselho de Administração. Saem Ilya Sutskever, Helen Toner e Tasha McCauley.

Sam altman
Imagem: Shutterstock / Dia TV

Altman e Greg Brockman (presidente da OpenAI que se demitiu em protesto à saída de Altman) regressam ao Conselho. Da formação original, mantém-se também Adam D’Angelo. Ao lado de Bret Taylor e Larry Summers, eles constituem um novo Conselho de Administração inicial que deve discutir a formação do Conselho formal.

Após anunciar a contratação de Altman e Brockman numa publicação no X, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, regressou à rede social para demonstrar o seu apoio à reintegração de Altman como CEO da OpenAI. Como importante investidor da empresa, a Microsoft detém 49% das ações da OpenAI.

A cronologia do que aconteceu na OpenAI nos últimos dias

Sexta-feira - 17 de novembro

  • Um dos fundadores da OpenAI e um dos responsável pelo popular ChatGPT, Sam Altman é demitido na última sexta-feira pelo Conselho de Administração, que alega que ele não foi "consistentemente honesto" nas suas comunicações
  • O Conselho de Administração nomeia a Diretora de Tecnologia Mira Murati como CEO Interina
  • Mira Murati e o então Presidente da OpenAI, Greg Brockman, tentam argumentar a favor do retorno de Altman

Domingo - 19 de novembro

  • O presidente da OpenAI, Greg Brockman, demite-se em protesto à saída de Sam Altman
  • Funcionários relatam na rede social X que os investidores estão revoltados
  • Sam Altman retorna à sede da OpenAI e só é permitido entrar com um crachá de Visitante
  • O chefe de segurança da OpenAI faz uma publicação no X a dizer que Altman está na empresa e está a recrutar funcionários para sua nova empresa web3
  • A OpenAI escolhe Emmet Shear, ex CEO do Twitch, como novo CEO da empresa de IA

Segunda-feira - 20 de novembro

Quarta-feira - 22 de novembro

  • OpenAI anuncia readmissão de Sam Altman como CEO da empresa
  • Conselho de Administração anterior sai da empresa
  • OpenAI tem Novo Conselho de Administração inicial, para examinar e nomear novo Conselho formal, que deve ter um representante da Microsoft

OpenAI e Sam Altman anunciaram retorno do CEO no X

❤️🫡❤️ https://t.co/n1x47m5bTZ

— Sam Altman (@sama) 22 de novembro de 2023

Numa publicação feita na madrugada desta quarta-feira, a OpenAI anunciou:

"Chegamos a um acordo de princípio para Sam Altman retornar à OpenAI como CEO com um novo conselho inicial composto por Bret Taylor (Presidente), Larry Summers e Adam D'Angelo. Estamos colaborando para descobrir os detalhes. Muito obrigado por sua paciência com isso."

Após responder à publicação com emojis que indicavam ter aceitado retornar à empresa, Altman publicou a mensagem abaixo:

We are encouraged by the changes to the OpenAI board. We believe this is a first essential step on a path to more stable, well-informed, and effective governance. Sam, Greg, and I have talked and agreed they have a key role to play along with the OAI leadership team in ensuring… https://t.co/djO6Fuz6t9

— Satya Nadella (@satyanadella) 22 de novembro de 2023

"Eu amo a OpenAI e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipa. Com a nova diretoria e o apoio de Satya, estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft."

Também na rede social, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, declarou seu apoio à reintegração de Altman:

"Estamos encorajados com as mudanças no quadro da OpenAI. Acreditamos que este é um primeiro passo essencial no caminho para uma gestão mais estável, bem informada e eficaz. Sam, Greg e eu conversamos e concordamos que eles têm um papel fundamental a desempenhar junto com a equipa de liderança da OpenAI para garantir que a empresa continue a prosperar e a desenvolver a sua missão. Estamos ansiosos para desenvolver a nossa forte parceria e entregar o valor desta próxima geração de IA aos nossos clientes e parceiros."

A expetativa agora é que a OpenAI volte às notícias por suas inovações em IA e que o drama corporativo tenha um fim, pelo menos por enquanto.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.