Xiaomi 14 Ultra com lançamento previsto para abril de 2024, mas não é o único

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Impulsionada pelo sucesso de vendas dos novos modelos Xiaomi 14 que já venderam 1,5 milhões de unidades na China, a marca prepara já o lançamento de um novo elemento da série.

Tudo indica que o Xiaomi 14 Ultra vai chegar ao mercado em abril de 2024, mas parece que também duas marcas rivais vão lançar, na mesma altura, smartphones igualmente poderosos e direcionados para a fotografia.

Xiaomi 14 Ultra e Vivo X100 Ultra equipados com o mesmo sensor primário

imagem de cartaz promocional da série de smartphones Xiaomi 14
Cartaz promocional do Xiaomi 14 Crédito@Xiaomi

O Xiaomi 14 Ultra e o Vivo X100 Ultra (anteriormente conhecido por X100 Pro+) vão ser apresentados oficialmente em abril. A informação chega através do leaker Fixed Focus Digital que avança ainda que no início do próximo ano, vai haver uma desaceleração de lançamento de novos smartphones no mercado chinês.

Os dois modelos da Xiaomi e Vivo vão competir diretamente na área da fotografia até porque chegam equipados com o mesmo sensor primário.

O novo Sony LYT-900 com uma polegada de tamanho vai estar a liderar as configurações de câmara traseira dos modelos Xiaomi 14 Ultra e X100 Ultra da Vivo. Recorde-se que este sensor está equipado com a tecnologia Dual Conversion Gain (DCG).

Esta tecnologia é relevante, uma vez que inclui duas configurações para captar fotos: uma para cenas com boa luminosidade e outra para situações com pouca luz. Estas configurações permitem reduzir o ruído e captar mais detalhe, o que se traduz em melhores resultados fotográficos.

Outra semelhança entre os terminais Xiaomi e Vivo é que ambos vão estar equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 3. No caso do Vivo X100 Ultra esta é uma novidade, uma vez que até agora era expectável que chegasse equipado com o chip Dimensity 9300 da MediaTek como vai acontecer com os restantes modelos da nova série Vivo.

Melhores notícias para os seguidores da Xiaomi, já que se espera que o 14 Ultra integre uma robusta bateria de 5.500 mAh. A confirmar-se a informação, esta é uma atualização significativa face ao modelo anterior que conta com uma bateria de 5.000 mAh.

Huawei P70 pode chegar com sensores proprietários da marca

Mas antes da chegada dos novos modelos fotográficos da Xiaomi e Vivo, em março de 2024 vai ser apresentada a nova série P70 da Huawei, igualmente direcionada para a fotografia.

De acordo com os rumores divulgados até ao momento, a série pode chegar equipada com sensores proprietários da marca. Depois de a Sony ter suspendido o acordo de fornecimento de sensores devido às sanções norte-americanas, a marca chinesa terá começado a trabalhar nos seus próprios componentes que podemos conhecer já em março de 2024.

A Huawei mantem o silêncio sobre este assunto, portanto, esta é uma informação não oficial. Mais rumores indicam que a nova série P70 estará também equipada com os chips Kirin, igualmente proprietários da marca.

A marca chinesa já terá conseguido estabilizar a produção destes processadores, depois do sucesso da série Mate 60 ter afetado o stock existente deste componente.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt