Ex-CEO e outros funcionários da OpenAI juntam-se à Microsoft após saída polémica

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 6 min.

Este fim de semana ficou marcado por polémicas na OpenAI, a empresa responsável pelo ChatGPT. Na sexta-feira (17), o CEO Sam Altman foi demitido. Apenas alguns dias depois, foi contratado para liderar uma nova equipa de pesquisa avançada em Inteligência Artificial na Microsoft.

Ao seu lado estarão Greg Brockman, ex-presidente da OpenAI, e outros ex-funcionários da companhia. O anúncio da contratação de Altman foi feito pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Apesar do drama envolvendo a saída de Altman e Brockman da OpenAI, a Microsoft reiterou o seu compromisso com a parceria com a empresa de IA, agora sob a liderança do CEO Emmet Shear.

Enquanto o que realmente aconteceu na OpenAI neste fim de semana permanece um mistério, posts públicos de funcionários da empresa na rede social X revelam momentos de nervosismo.

Divergências sobre segurança terão levado à saída de Altman da OpenAI

Microsoft OpenAI
Imagem: Shutterstock / Ascannio

Amplamente reconhecido pelo sucesso da OpenAI, Sam Altman foi demitido do cargo de CEO da empresa pelo Conselho de Administração na sexta-feira (17). A demissão teria sido motivada por divergências internas sobre a segurança da IA e a velocidade de desenvolvimento.

Nos dias seguintes à sua demissão, a Diretora de Tecnologia Mira Murati foi escolhida como CEO Interina. De acordo com rumores, Murati e o então Presidente da OpenAI, Greg Brockman, queriam trazer Altman de volta. A dupla teria o apoio dos investidores da empresa, que também pediram a reintegração do ex-CEO.

O Conselho, no entanto, nomeou Emmett Shear, ex-CEO da Twitch, como o novo CEO da OpenAI. Com a saída de Altman como algo definitivo, Brockman renunciou ao cargo de presidente e saiu com o colega. Agora, apenas alguns dias depois, eles e outros funcionários juntaram-se à Microsoft.

O que ocorreu na OpenAI no último fim de semana?

We remain committed to our partnership with OpenAI and have confidence in our product roadmap, our ability to continue to innovate with everything we announced at Microsoft Ignite, and in continuing to support our customers and partners. We look forward to getting to know Emmett…

— Satya Nadella (@satyanadella) 20 de novembro de 2023

No post anterior, podemos observar o momento em que Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou a contratação de Altman e reafirmou a parceria com a OpenAI. Na mensagem, é possível ler:

"Continuamos comprometidos com a nossa parceria com a OpenAI e temos confiança no nosso guião de produtos, na nossa capacidade de continuar a inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite e em continuar a apoiar os nossos clientes e parceiros. Estamos ansiosos para conhecer Emmett Shear e a nova equipa de liderança da OAI e trabalhar com eles. E estamos extremamente entusiasmados em partilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma nova equipa de pesquisa avançada de IA. Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para o seu sucesso."

Contudo, ao seguir a thread, podemos ver relatos de funcionários da OpenAI que indicam que a saída de Altman não foi nada "suave".

This has been the craziest 48 hours of my career:* Sam fired* I'm fired* Greg quits* Employees and investors revolt* Sam back at the office today* Boba Guys order messed up* Thought I had my job back* Sam's out, Emmett Shear is interim CEO

— Alex Cohen (@anothercohen) 20 de novembro de 2023

No post acima, Alex Cohen narra um pouco do que vivenciou nos últimos dias:

"Estas foram as 48 horas mais loucas da minha carreira:
- Sam demitido
- Eu fui demitido
- Greg sai
- Revolta de funcionários e investidores
- Sam está de volta ao escritório hoje
- Pedido do Boba Guys bagunçado
- Pensei que tinha meu emprego de volta
- Sam está fora, Emmett Shear é CEO interino"

Já nesta postagem, o chefe de segurança da OpenAI Chris Bakke levou a público o momento em que Altman retornou à OpenAI após sua demissão:

I’m the Head of Security at OpenAI.This man got access to a guest badge and is attempting to recruit our employees to his new web3 company.If anyone has information on his whereabouts in our building, please DM me. https://t.co/EEo9lVor9c

— Chris Bakke (@ChrisJBakke) 19 de novembro de 2023

"Sou o chefe de segurança da OpenAI. Este homem obteve acesso a um crachá de convidado e está a tentar recrutar os nossos funcionários para a sua nova empresa web3. Se alguém tiver informações sobre o paradeiro dele no nosso prédio, por favor, envie-me uma mensagem direta", lê-se no post.

A mensagem foi uma resposta ao post do próprio Altman, com uma foto sua a mostrar um crachá de convidado e a mensagem: "Primeira e última vez que uso um desses."

Drama continua?

OpenAI

Embora as decisões parecessem encerrar o drama na OpenAI nos últimos dias, uma rápida visita à rede social X revela publicações que sugerem que ainda veremos a empresa nas notícias nos próximos meses.

Ainda na thread do anúncio de Nadella, encontramos duas respostas de Sam Altman e Greg Brockman, que destacam que "A missão continua". Brockman ainda afirma em sua resposta: "Vamos construir algo novo e será incrível."

Entre outras respostas de utilizadores do X elogiando a rápida decisão de Nadella em contratar Altman e Brockman, encontramos, contudo, um texto publicado por Emmett Shear. Segundo o novo CEO da OpenAI, ele vai abrir uma investigação sobre o processo de demissão de Altman:

Today I got a call inviting me to consider a once-in-a-lifetime opportunity: to become the interim CEO of @OpenAI. After consulting with my family and reflecting on it for just a few hours, I accepted. I had recently resigned from my role as CEO of Twitch due to the birth of my…

— Emmett Shear (@eshear) 20 de novembro de 2023

"Aceitei este trabalho porque acredito que a OpenAI é uma das empresas mais importantes que existem atualmente. Quando o conselho partilhou a situação e me pediu para assumir a função, não tomei a decisão levianamente. Em última análise, senti que tinha o dever de ajudar, se pudesse. [...] Está claro que o processo e as comunicações em torno da remoção de Sam foram muito mal tratados, o que prejudicou seriamente a nossa confiança. Tenho um plano de três pontos para os próximos 30 dias:

- Contratar um investigador independente para se aprofundar em todo o processo que levou até este ponto e gerar um relatório completo
- Continuar a falar com o maior número possível de nossos funcionários, parceiros, investidores e clientes, fazer boas anotações e compartilhar as principais conclusões
- Transformar a equipe de gestão e liderança à luz das recentes saídas em uma força eficaz para gerar resultados para nossos clientes.

Dependendo dos resultados e de tudo o que aprendermos com isso, impulsionarei mudanças na organização – inclusive pressionar fortemente por mudanças significativas de gestão, se necessário. Irei lançá-las à medida que ficarem claros ao longo do período de 30 dias. A estabilidade e o sucesso da OpenAI são demasiado importantes para permitir que turbulências os perturbem desta forma."

Na publicação, Shear afirma ainda não ter nada além de respeito pelo Altman e toda a equipe da OpenAI construíram, e contraria a notícia de que a saída do ex-CEO teria sido motivada por divergências de segurança.

"Antes de assumir o cargo, verifiquei o raciocínio por trás da mudança. O conselho *não* removeu Sam por causa de qualquer desacordo específico sobre segurança, o raciocínio deles era completamente diferente disso. Não sou louco o suficiente para aceitar esse trabalho sem o apoio do conselho para comercializar nossos modelos incríveis."

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.