Carros elétricos: esta marca vendeu mais carros elétricos que a Tesla em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Tesla de Elon Musk é inegavelmente a fabricante de carros elétricos mais conhecida no mundo. Pioneira em vários aspetos, a empresa norte-americana veio mudar fundamentalmente a nossa perceção de mobilidade elétrica e continua a crescer em popularidade por todo o mundo.

Todavia, durante o primeiro semestre de 2022 não foi a Tesla a marca que mais carros elétricos vendeu. Este título cabe à empresa chinesa BYD (Build Your Dream) que conseguiu colocar no mercado mais de 641 000 veículos elétricos durante os primeiros seis meses do ano.

A chinesa BYD liderou as vendas de carros elétricos no 1.º semestre de 2022

Build Your Dream

Face aos 641 000 carros elétricos vendidos pela chinesa BYD no 1.º semestre do ano, a Tesla colocou cerca de 564 000 novos veículos elétricos no mercado. Ambas as empresas lideraram as tabelas durante o período em questão, mas o destaque só pode ir para a empresa sediada na China.

Note-se que a BYD conseguiu a proeza de crescer 300% no valor de vendas em 2022 face ao valor anual de 2021. É um crescimento incrível que já ultrapassa as fronteiras da China enquanto a fabricante automóvel se expande para novos mercados com o intuito de dar resposta à crescente procura por EV's.

Volkswagen: "We'll overtake Tesla"Ford: "We'll overtake Tesla"GM: "We'll overtake Tesla"BYD: https://t.co/8zuH1vlDH6

— Peter Campbell (@Petercampbell1) 5 de julho de 2022

Importa ainda frisar que estas cifras foram extraídas dos relatórios de vendas publicados por ambas as entidades. Desse modo, temos como oficiais os valores de vendas durante os primeiros seis meses do ano, com o segmento a ser liderado pela BYD.

Ainda que a BYD seja uma empresa relativamente experiente no mercado, criada em 2003, portanto com 19 anos de existência, só mais recentemente se dedicou aos veículos elétricos. No entanto, conta já com investidores de peso como o norte-americano Warren Buffet.

A BYD é sediada em Shenzen, na China e já desafia a Tesla

carro elétrico

A empresa tem a sua sede localizada na cidade de Shenzen, na província de Guangdong e continua a impressionar os analistas de mercado e investidores de capital. A prova disso, como avança a publicação Financial Times, são as suas incríveis vendas.

Em segundo lugar figura agora a Tesla, fruto também de algumas dificuldades nas linhas de produção, consequência ainda da pandemia de COVID-19. Para além disso, a empresa de Musk tem sofrido alguns atritos com homologações e certificações locais, algo a que BYD está virtualmente imune na China.

Importa também frisar que a Tesla teve que emitir um pedido de recolha urgente para cerca de 59 000 dos seus carros. Em particular, dos modelos Tesla Model Y e Tesla Model 3, algo que indubitavelmente trouxe consequências negativas para o seu desempenho fiscal durante o 1.º semestre de 2022.

A BYD vendeu mais de 134 000 novos carros elétricos em junho de 2022

#BYD sold 134,036 new energy vehicles in June, with a YOY increase of 162.7%!First half of 2022 we delivered total sales exceeding 640,000 unitsWe are excited to be taking initiatives for building a greener future for all!#BuildYourDreams #greentechnology #electricvehicles pic.twitter.com/e388znWsPn

— BYD (@BYDCompany) 3 de julho de 2022

Em suma, ao passo que várias fabricantes "tradicionais" tentam ultrapassar a Tesla, a BYD consegui fazê-lo durante o primeiro semestre de 2020. Dito isto, é a BYD a atual maior fabricante mundial de carros elétricos com base nas vendas.

Por fim, outra das áreas em que a BYD se tem esmerado é na construção e desenvolvimento de baterias para veículos elétricos. Aqui, aliás, já terá ultrapassado a LG para se tornar na segunda maior fabricante de baterias do mundo. Agora, resta saber o que nos reserva o segundo semestre do ano para as principais empresas no mercado dos carros elétricos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.