3 ferramentas para calcular portagens online em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Viajar em Portugal implica ter em conta o preço das portagens e dos combustíveis. Para tal podemos usar estas ferramentas gratuitas como simuladores, calculadores e aplicações para dispositivos móveis.

Através do calculador Estradas.pt, a aplicação da Via Verde, ou o serviço Via Michelin é possível simular os valores a pagar em portagens. Estas são as melhores ferramentas gratuitas e de grande utilidade para planear um novo itinerário.

1. Estradas.pt

estradas.pt

A interface não é a mais atual ou intuitiva, mas o site Estradas.pt, da Infraestruturas de Portugal, deixa-nos fazer o cálculo de portagens com todo o mapa de autoestradas e principais vias pagas do país.

Preenche os campos indicados, exemplo da A1, com o ponto de partida e de chegada. A seleção é feita a partir da lista de vias em Portugal. Em seguida seleciona a categoria do veículo, bastando por fim clicar em "Calcular Portagens".

O portal agrega também outros serviços, sendo possível consultar os locais e as taxas aplicáveis de portagens em 2020 nas várias regiões do país, do Algarve à região Transmontana.

Acede ao calculador ESTRADAS.PT

A 4gnews recomenda este calculador de portagens a quem não quer criar um perfil de utilizador, ou introduzir mais dados do que os estritamente necessários. É o mais simples, mas já nos dá uma boa aproximação do preço das portagens.

2. Via Verde

Via Verde Web
Simulação do preço das portagens na A1 (Lisboa - Porto)

Com a app para dispositivos móveis da Via Verde, na secção Ferramentas - Percursos, tens uma calculadora de portagens. Aí, a partir do teu telemóvel, podes simular os valores a pagar. Alternativamente podes aceder à versão Web do serviço.

Regra geral, a aplicação da Via Verde é a mais agradável de utilizar, bem desenvolvida e de intuitiva organização, com todos os conteúdos estarem em português. Aliás, dá-nos ainda informações de trânsito e sobre as classes de veículos.

Acede ao simulador da Via Verde
App Via Verde para Android
App Via Verde para iOS (iPhone e iPad)

Sobretudo se fores utilizador da Via Verde, a 4gnews recomenda que instales a aplicação no telemóvel. É fácil de utilizar e agrega várias informações relevantes, além de ser possível usufruir de algumas vantagens e promoções exclusivas.

3. ViaMichelin

ViaMichelin
Simulação do preço da viagem (portagens e combustível) na A1 (Lisboa - Porto)

O portal ViaMichelin Portugal agrega várias funções que permitem planear vários aspetos da viagem. É possível planear todo o percurso, do trajeto ao cálculo preciso do custo dos combustíveis e o valor a pagar em portagens.

A plataforma, através da versão web, dá-nos até a possibilidade de dividir os custos da viagem pelo número de passageiros. No entanto, peca por não estar inteiramente traduzida para português, com alguns elementos apresentados em inglês.

Acede ao portal da ViaMichelin
App ViaMichelin para Android
App ViaMichelin para iOS (iPhone e iPad)

A 4gnews recomenda esta ferramenta a quem procura um cálculo preciso do preço das portagens e combustíveis, tendo em consideração o modelo e motorização do veículo, entre outros parâmetros configuráveis.

Vê ainda como podes pagar SCUTs e portagens online sem ter que sair de casa. Aproveita também para conhecer tudo o que o portal ViaMichelin é capaz de fazer!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.