ViaMichelin: app fantástica para planear viagens!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A ViaMichelin é uma pérola para quem quer planear ao pormenor as viagens. Podes saber de antemão quanto vais pagar de portagens, combustível, restaurantes e até hotéis. Tem mapas detalhados, alertas de trânsito e pontos turísticos de interesse, além de sugestões do que fazer, ver e comer com base na tua localização.

Em si, reúne funções similares ao Waze e do Google Maps, indo mais além. Podes avisar logo os companheiros de viagem quanto terão de pagar em combustível e portagens caso queiras dividir os custos, sendo as suas previsões acertadas.

Na prática, usa dados concretos como o modelo do automóvel, preço atualizado dos combustíveis e até o género de pneus.

As várias funcionalidades do ViaMichelin

Cobrindo um largo escopo de áreas, esta plataforma consegue cobrir virtualmente todas as necessidades associadas a uma viagem, a saber:

  • Serviço de navegação com várias opções de apresentação - Satélite, Mapas Michelin e Simples
  • Alertas de trânsito e perturbações ao tráfego em tempo real
  • Alertas e avisos de obras, acidentes ou engarrafamentos com base na comunidade de utilizadores
  • Orientações por voz, passo-a-passo e apresentação de modelos 3D
  • Podes aprimorar as sugestões e previsões ao fornecer dados sobre o teu veículo
  • Apresentação do custo total da viagem, englobando combustíveis e portagens
  • Sugestão de divisão dos custos com base no número e passageiros
  • Planeamento para veículos automóveis, motas, bicicletas ou percursos a pé
  • Podes reservar diretamente um hotel
  • Podes alugar um carro
  • Indicação dos pontos de interesse turístico ao longo da rota
  • Indicação dos restaurantes principais ao longo da rota
  • Informações de Meteorologia

Podes dividir os custos da viagem

Se estás a viajar com amigos e queres dividir os custos das portagens e combustíveis, a ViaMichelin consegue calcular, com precisão, os valores envolvidos. Para tal, além da distância do percurso, o serviço tem em consideração o tipo de veículo utilizado, as suas especificidades e até o género de pneus. No entanto, isto obriga o utilizador a uma configuração inicial detalhada.

Custos detalhados
Custos detalhados na versão Web para exemplo de viagem Porto - Lisboa

Com esta visão geral podemos avisar previamente os demais viajantes. Assim, cada um saberá com quanto terá de contribuir, de uma a 5 pessoas. Além disso, o serviço diz-nos exatamente os custos das portagens, combustível, entre outros fatores. Ora, este é precisamente o trunfo do ViaMichelin, a informação detalhada sobre os encargos com as deslocações.

Primeiro tens que configurar o ViaMichelin

Para obter um cálculo preciso das portagens e custos associados à viagem, torna-se necessário criar uma conta ou perfil de utilizador. Aí podes preencher a informação do teu veículo automóvel para auxiliar a plataforma com os cálculos e consumos.

1. Descarrega a aplicação para o teu dispositivo Android, ou iOS. Agora, abre a app, aceita os termos e condições do serviço e ativa também a localização GPS. Podes usar também a versão Web.

Via Michelin login
O login pode ser feito via Facebook

2. Agora é necessário criar uma conta de utilizador para poder tirar proveito do planeador de rota. Este passo pode ser feito manualmente, ou com recurso ao teu perfil de Facebook. Há vários campos opcionais que podes, ou não, preencher.

3. Agora podemos planear a rota e aí, além do ponto de partida e de chegada também podemos escolher paragens intermédias. De igual modo, é possível especificar a marca, modelo, motorização, ano, tipo de combustível, kilometragem do veículo e pneus utilizados. Informações que serão utilizadas para calcular o custo da viagem.

opções de percurso

4. Define as opções do percurso, caso queiras ter informações de trânsito, evitar portagens, ou outros parâmetros.

5. Define o ponto de partida, ponto de chegada e, se quiseres, algumas paragens intermédias (recomendado em viagens longas).

exemplo de mapa

6. Toca no "Start" para dar início à navegação assistida por voz. Aí temos também a indicação dos limites de velocidade, bem como a opção de reportar algum incidente (acidente, engarrafamento, perigo, obras na estrada).

O ViaMichelin dá-nos mais informações sobre o destino

Ao chegar a uma nova cidade, ou destino não conhecido tens várias informações úteis. Desde a ocorrência de acidentes, obras na estrada, trânsito cortado, ou trânsito lento. Algo que é retratado na imagem abaixo, com o verde a significar trânsito normal.

ViaMicheline versão Web

Logo ao chegar, temos também a opção de criar um itinerário distinto, por exemplo, a pé. Podemos também marcar um destino como favorito, partilhar a rota nas redes sociais, ou obter mais informações sobre o local onde nos encontramos. Para mais detalhes das diversas categorias, amplia o mapa (zoom), ou clica no símbolo da lupa.

Vê os Restaurantes, Hotéis, pontos turísticos e a Meteorologia

O ViaMichelin dá-te informações sobre os hotéis, já com a possibilidade de reservar acomodações. Podes também encontrar os restaurantes da seleção Michelin, além dos pontos de interesse para turismo e pontos de abastecimento de combustível.

O serviço diz-nos ainda onde podemos alugar um automóvel, entre outros meios de transporte local. Temos ainda as informações do estado do tempo (meteorologia) para o local onde nos encontramos.

É um ótimo planeador de viagens

O ViaMichelin consegue reunir um grande número de informações diretamente relacionadas com o percurso, bem como outras contextuais. Isto é, além de um serviço de navegação, ajuda-te a explorar uma nova cidade, evitando também imprevistos.

No entanto, notamos que alguns pontos da sua aplicação para dispositivos móveis não têm uma tradução perfeita para português. De qualquer modo, as suas funções estão disponíveis em Portugal, sendo a sua utilização gratuita.

Recomendamos ainda uma conjugação da versão Web, no planeamento prévio da viagem, com a app a ser a solução portátil, mas cuidado para evitar distrações na condução. Por muito intuitiva que seja a interface de navegação, atenção à estrada.

Por fim, relembramos que existem outras soluções de navegação, igualmente gratuitas. Se quiseres saber mais vê a nossa comparação entre as funções do Google Maps vs Waze.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.