O esquema de burla "Olá Pai Olá Mãe" é já bem conhecido da realidade nacional. O que muito poucos sabem é quanto é que este tipo de engodos rende a quem os pratica.
Graças a uma das mais recentes detenções no âmbito deste tipo de crime, ficamos a saber quanto é que o mesmo lucrou em apenas 5 meses. Segundo a Procuradoria de Leiria, os valores superam os 130 mil euros.
Suspeito terá lucrado 138 mil euros em apenas 5 meses com este esquema de burla
Conforme se pode ler no comunicado emitido pelo Ministério Público, este órgão estima que um homem de 42 anos terá lucrado 138 mil euros com a burla "Olá Pai Olá Mãe". Dados divulgados após apresentação do suspeito a interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
O suspeito em causa foi detido pela Polícia Judiciária na passada quarta.feira, em Albufeira, no Algarve. Pressente a juiz para primeiro interrogatório, foi decretada a medida de prisão preventiva, sustentada no perigo de continuação da atividade criminosa e perturbação do inquérito.
A procuradoria refere que este suspeito terá iniciado esta atividade a 26 de fevereiro de 2024. Contudo, os valores divulgados em comunicado remetem para o período de julho deste ano até à sua detenção.
O suspeito terá utilizado repetidamente o WhatsApp para enviar mensagens fraudulentas a diversas vítimas. Estas mensagens tinham o intuito de fazer crer às vítimas "...que estabeleciam conversações escritas com os seus filhos através da aplicação WhatsApp e que estes lhes estavam a solicitar pagamentos".
Pensando efetivamente que os seus filhos estariam a passar por dificuldades, os visados enviavam dinheiro para contas fornecidas pelo suspeito. Segundo a Procuradoria de Leiria, o suspeito fazia desta prática modo de vida.
E podemos dizer que este era um modo de vida bastante lucrativo. Em apenas cinco meses, este individuo terá arrecadado bem mais dinheiro do que muitos ganham a trabalhar um ano inteiro.
Para evitar cair neste tipo de engodos, a Polícia Judiciária apela à cautela de quem recebe este tipo de mensagens. Quando receberes alguma mensagem a requisitar o envio de dinheiro, confirma com a suposta fonte para conferir a veracidade do pedido em questão.