Bronca legal: Tesla abre fábrica no Texas mas não pode vender

Luís Simões
Comentar

É tão caricato que pode parecer mentira, mas não é. A Tesla vai abrir uma fábrica de automóveis no estado do Texas, nos Estados Unidos da América, mas... está proibida de vender os carros aos residentes. Tudo por causa de uma lei que já está a dar dores de cabeça a Elon Musk.

A história é contada pelo portal The Drive. À semelhança do que acontece noutros estados norte-americanos, foi implementada legislação para proteger alguns players no mercado e uma das normas diz respeito à venda de automóveis: uma marca não pode vender os seus carros diretamente aos consumidores, para não prejudicar o negócio de terceiros, nomeadamente os franchises.

Elon Musk acredita que a lei possa mudar, mas alterações só deverão ser possíveis em 2023.

Ora, a Tesla decidiu investir milhões de dólares numa fábrica no Texas, que deve abrir portas até ao final deste ano. Como é sabido, a marca norte-americana não trabalha com franchising mas é atingida diretamente por esta lei. O pior é que segundo os prazos definidos na legislação texana, a lei só poderá ser alterada em 2023, o que faria com que durante os dois anos que ainda faltam, a Tesla tivesse de enviar os seus carros fabricados no Texas para outro estado e só depois fazê-los regressar para os vender aos residentes.

Tesla sure would appreciate changing the law, so that this is not required!

— Elon Musk (@elonmusk) 27 de maio de 2021

Elon Musk, através da sua equipa de advogados, está a tentar que a lei seja alterada o mais rapidamente possível e está convicto que isso possa efetivamente acontecer. Noutros estados, como no Colorado, a gigante norte-americana conseguir pôr a lei a funcionar a seu favor, mas também há situações que se têm arrastado ao longo dos últimos anos, ainda sem fim - e carros - à vista.

Editores 4gnews recomendam: