Bq Aquaris X Pro Review | O melhor da Bq até ao momento!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 5 min.

Felizmente já tivemos a oportunidade de testar alguns smartphones Bq aqui na 4gnews. Este Bq Aquaris X Pro, chegou logo depois do Bq Aquaris X, o que é uma pena, visto que ambos podiam perfeitamente encaixar na mesma Review caso tivessem chegado ao mesmo tempo, mas vamos descobrir porquê.

Na review do Bq Aquaris X chamei o smartphone de "Google Pixel Lite" e não foi por acaso! Sou um utilizador Google Pixel e tenho de admitir que sempre que deixo o meu smartphone para testar outro terminal, sinto uma certa saudade de voltar ao telefone da Google. Mas isso não aconteceu no Bq Aquaris X nem no Bq Aquaris X Pro.

Vê ainda: À conversa com Filipe Alves: O segredo já não é a alma do negócio (Podcast)

Os smartphones contam com um software cru e perfeito para quem adora a ideologia da Google e prefere Stock Android. Simples e eficazes.

Bq Aquaris X Pro Review | O melhor da Bq até ao momento!

Tal como no vídeo referi, também esta review escrita será um pouco diferente do normal, muito porque não considero necessário detalhar algo que já foi referido no passado. Software é muito bom, performance também, ecrã é de excelência e a autonomia é suficiente para um dia com carregamento rápido e USB Tipo-C.

Se queres ver esses pontos em pormenor dá um salto na outra review do Aquaris X e acredito que fiques mais do que esclarecido. Aqui, vou-me focar apenas nas diferenças e se vale ou não o investimento extra.

Um olhar ao design e construção do Bq Aquaris X Pro

O Bq Aquaris X Pro mostra a sua maior diferença face ao seu irmão no design e qualidade d e construção. A parte traseira revestida de acrílico dá uma qualidade ao dispositivo difícil de encontrar num terminal de gama-média.

A junção entre acrílico e o metal das extremidades é homogênea e sentes que estás a utilizar um smartphone de qualidade. Um pouco escorregadio, mas de qualidade!

Esta é meramente uma diferença estética e é provável até que o plástico do Aquaris X venha a ser mais duradouro, porém, se gostas de um smartphone elegante e com uma qualidade de construção acima da concorrência, acredito que não te fará mal investir um pouco mais do Bq Aquaris X Pro.

E a câmara do Bq Aquaris X Pro?

Uma das outras grandes diferenças neste terminal face o seu irmão é na sua câmara. O terminal conta com um sensor de 12MP Dual-Pixel da Samsung com uma abertura f/1.8. Isto significa que as fotografias em situações sem grande luminosidade será bem superior à do Aquaris X.

nhsbdd6.jpg

Não me entendas mal, o trabalho foi bem feito mas não é perfeito. Ainda tem muito a melhorar para igualar os topos de gama, contudo, o preço deste smartphone está longe de competir com os topos de gama, mas a sua câmara não fica assim tanto atrás.

Exemplos de fotografia no Google Photos

Com este novo sensor, até tirar uma fotografia com HDR é mais rápido. Os modos manuais são também uma grande valia e se gostas de um "efeito bokeh", verás que com a abertura f/1.8 o resultado será muito satisfatório.

Mas é só isto?

O Bq Aquaris X Pro também oferece melhorias nas especificações do smartphone. Embora o processador seja o mesmo, o terminal "Pro" conta com mais RAM e possibilidades de armazenamento, porém, em ambas as situações poderás aumentar a memória interna com um simples cartão MicroSD.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.2" polegadas IPS LCD
  • Resolução FHD 1920 x 1080p
  • Processador Qualcomm Snapdragon 626
  • 3GB/4GB de memória RAM
  • 32GB/64GB/128GB de armazenamento interno
  • Expansível via microSD
  • Bateria de 3100 mAh
  • Android 7.1.1 Nougat
  • Câmara traseira de 12MP f/1.8
  • Câmara frontal de 8MP f/2.0

Estas especificações estão conciliadas com um User Interface muito idêntico ao stock Android e que já congratulei no passado. Embora até ache piada ao esforço das marcas por criar um User Interface diferente e único, temos de admitir que neste momento o Stock Android é aquele que melhor satisfaz a necessidade dos consumidores.

O facto de ter ainda a barra Google Now Cards logo à esquerda do interface é também, para mim uma maior vantagem. Que posso dizer? Sou um amante de um interface limpo e de qualidade e aqui a Bq algo bem feito! Não mexer no que já é bom!

Conclusão da review do Bq Aquaris X Pro

Em jeito de conclusão afirmo que este foi um dos smartphones que mais gostei de utilizar na escala de preço. Não senti falta do Google Pixel e conseguia perfeitamente viver feliz com este Bq Aquaris X Pro.

Acredito que seja um bom investimento face ao Aquaris X se gostares de uma câmara com melhor qualidade e uma qualidade de construção acima da média. Mas honestamente, tanto um como outro, serão uma excelente escolha!

Sabe mais sobre o smartphone e venda no site oficial da marca

O Bq Aquaris X Pro conseguiu conquistar todos aqueles que pegam no smartphone. O preço de 339.90€não é muito puxado dado as circunstâncias e terás aqui um dispositivo com especificações que te aguentarão bem os próximos 2 a 3 anos.

Se quiseres saber mais pormenores da interface, autonomia ou mesmo Experiência de utilização vê a aqui a review do Aquaris X, as palavras encaixarão também neste terminal. O Bq Aquaris X E Aquaris X Pro valeram a recomendação da 4gnews, algo que não é muito normal num dispositivo de gama-média.

Outras reviews que não podes perder:

WIKO U Feel Prime – Review/Análise – Um smartphone peculiar

Huawei P10 Plus – Review / Análise – A magia da Leica

Xiaomi Mi 6 Review | O smartphone que não deves deixar passar

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.