Xiaomi Mi 6 Review | O smartphone que não deves deixar passar

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

Este é o Xiaomi Mi 6 e que fantástico smartphone este é! Ups, acabei de descrever uma review que será certamente uma das análises mais vantajosas que já fiz a um terminal da Xiaomi.

A empresa apelidada de "Apple Chinesa" faz cada vez mais jus ao seu nickname e este novo smartphone é o perfeito exemplo de como a empresa chinesa não anda aqui a brincar.

Na 4gnews gostamos de fazer uma análise concreta aos smartphones, nos dias de hoje não são as especificações que dão, ou não, uma boa experiência de utilização. Em vez disso, os terminais cada vez precisam de mostrar um bom User Interface que os determine e lhe ofereçam uma utilização favorável.

Sabe mais sobre preços e envios aqui (PriorityLine Express Spain para evitar alfândega)

O Xiaomi Mi 6 é um combo difícil de deixar passar e pelo seu preço, acredito plenamente que seja o smartphone que mais merece distinção nos dias que correm.

Design e Qualidade de Construção

O design do Xiaomi Mi 6 é um misto de emoções. Não podemos descartar o facto de ser deveras idêntico ao Honor 8, porém, é um design que me conquista. O smartphone mostra um toque brilhante, alumínio bem cuidado e uma parte frontal muito conservadora.

Quanto à qualidade de construção, esta podia merecia ser olhada ao pormenor pela marca. Embora o smartphone ofereça um grip consistente e de qualidade, a parte traseira em vidro risca muito facilmente. Se és um daqueles que não gosta de utilizar capas no smartphone (capa de silicone incluída) evita andar com o smartphone no mesmo bolso das chaves de casa ou verás que umas semanas depois terás alguns riscos no equipamento. Os botões são de qualidade e o clique é agradável.

Em si, este smartphone tem uma construção louvável, não fosse o problema de facilmente ficar riscado, atreveria-me a dizer que é um dos melhores que já tive a oportunidade de utilizar.

Performance e User Interface (UI)

O User Interface da xiaomi com o nome de MUIU é sempre uma pedra no sapo dos smartphones da marca. Mas este Xiaomi Mi 6 mostrou-se super agradável, sem bugs, rápido e consistente. O facto de vir instalado com a ROM Global ajuda para a tal consistência que referi. A ROM instalada não me trouxe qualquer problema ou lag.

A performance é exactamente aquilo que se esperava. O processador Qualcomm Snapdragon 835 é apoiado com 6GB de memória RAM, isto significa que não terás qualquer problema em correr o que quer que seja neste equipamento.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.15″ polegadas IPS LCD
  • Resolução FHD 1920 x 1080p
  • Processador Qualcomm Snapdragon 835
  • 6GB de memória RAM
  • 64GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3350 mAh
  • Android 7.1.1 Nougat (MIUI 8)
  • Câmara traseira dupla 12MP + 12MP (2X Zoom)
  • Câmara frontal de 8MP

Câmaras: Fotografia e Vídeo

O Xiaomi Mi 6 deu-nos neste smartphone duas câmaras traseiras de 12MP, uma delas com 2x Zoom, com uma qualidade super interessante à luz do dia. Estas câmaras conseguem capturar fotografias com detalhe, com boa saturação e de uma forma rápida. A dupla câmara dá a possibilidade de ativar o efeito bokeh e as fotos ficam ainda com um vislumbre mais agradável.

Vê todas as fotografias com qualidade máxima aqui

Um dos aspetos menos interessantes nesta câmara é a sua qualidade em situações de pouca luz, ou a falta dela. Não me entendas mal, não ficarás insatisfeito de todo, mas é exactamente neste setor que o Xiaomi Mi 6 não consegue olhar de frente a smartphones como o iPhone 7 Plus, Google Pixel, ou mesmo Samsung Galaxy S8.

Ecrã

O ecrã de 5.15" polegadas oferece uma resolução Full HD IPS LCD. Embora IPS, os vermelhos são densos e de qualidade. A saturação pode ser alterada nas definições, mas tirado da caixa dá-nos uma qualidade acima da média. Continua a não competir com AMOLED, mas vale bem o esforço. O haptick-feedback é perfeito e não sentirás qualquer problema neste setor.

Autonomia

O novo smartphone da Xiaomi não surpreende na sua autonomia. O dispositivo aguenta com um dia de utilização na maior parte das vezes, contudo, se o teu dia se alongar e chegares a casa depois da hora de jantar, não te esqueças de levar o powerbank contigo.

Em contrapartida, o carregamento é super rápido. Senti em determinadas situações o dispositivo aquecer demasiado, quando a carregar com o carregador do Google Pixel, porém, com o cabo e carregador Xiaomi tudo correu como o esperado.

Extras

A qualidade de chamadas do Xiaomi Mi 6 é fantástica, tanto de um lado da linha como do outro. O smartphone é resistente a salpicos de água, mas não aconselho a mergulhar em lado algum.

Sabe mais sobre preços e envios aqui (PriorityLine Express Spain para evitar alfândega)

De referir que a Xiaomi retirou a entrada 3.5" jack para os earphones, mesmo incluíndo um dongle de USB-C para 3.5", haverá certamente alguém que ficará infeliz com esta troca.

Conclusão da review do Xiaomi Mi 6

Este é um daqueles smartphones que digo, compra e não penses duas vezes. O smartphone pode não ser perfeito, todavia, é na minha opinião, o dispositivo que te oferecerá mais por um preço bem mais atrativo que a concorrência.

Outras reviews a não perder:

Headphones Wireless a preço acessível | August EP650

Bq Aquaris X Review | O perfeito “Google Pixel Lite”

Análise / Review: Samsung Galaxy S8 | Galaxy S8+

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.